Cultura

INCENTIVO

Prefeitura entrega Prêmio Literário na Academia de Letras

Instituído pela Lei Municipal 774/95 o prêmio é pago pelo município, no mesmo dia do aniversário da AIL

Publicado em: 27/04/2019 por Kayla Pachêco

Fundação Cultural de Imperatriz

Prefeitura entrega Prêmio Literário na Academia de Letras

Prêmio é concedido anualmente pela Prefeitura a publicação de obra literária de interesse para a cultura local (Foto: Joceir Júnior)

Em noite festiva nesta sexta-feira, 26, o poeta e matemático, Carlos Ociran, recebeu da Fundação Cultural de Imperatriz o Prêmio Literário 2019, promovido pela Academia Imperatrizense de Letras. Concurso que já premiou 25 publicações locais, é alusivo ao aniversário da AIL, que completa 28 anos de fundação neste 27 de abril.

Na ocasião também foi realizada a posse da diretoria da Casa para o próximo biênio. O prefeito da Casa e mais velho membro-fundador da AIL, Agostinho Noleto, reconduziu o confrade Raimundo Trajando Neto à presidência da AIL e demais membros da diretoria. 

"Em 28 anos de fundação a AIL vem provar nossa vocação para o desenvolvimento integral e não apenas para o crescimento material. Dois eventos culturais, dentre outros, atestam o galardão da AIL de ser o maior indultor cultural de desenvolvimento de Imperatriz: o Prêmio AIL, concedido pela municipalidade no aniversário da Academia àqueles que se destacaram com a publicação de obra literária de relevante interesse para a cultura da cidade de Imperatriz, é o maior prêmio literário do Maranharão, e o Salimp", enfatizou. 

Em seu discurso de posse, o presidente da Casa, Trajano Neto, destacou que a AIL é uma das academias mais atuantes do Brasil, e que atua em parceria com as instituições. "O gigantismo do Salimp, um grande embaixador da Academia, de Imperatriz e da Região Tocantina em se tratando de cultura, não é nossa principal atividade, embora sua grandeza. Nosso foco maior, além dos estudos e debates acadêmicos, é o intercâmbio constante com as instituições educacionais de variados níveis, visando fomentar o gosto da juventude pela leitura de boa qualidade e desenvolvimento intelectual dos jovens". 

Representando o prefeito Assis Ramos, Josenildo Ferreira, secretário municipal de Educação, enfatizou o importante papel que a Academia exerce no incentivo à cultura em nossa cidade. "A Prefeitura é uma parceira da Academia, seja na realização do Salimp, Prêmio Literário e em todas as ações que valorizem a leitura e educação. É uma obrigação do Município participar do fomento à produção literária, por isso estamos à disposição para colaborar com as ações da AIL".

História

O Prêmio Literário da AIL foi instituído por Lei Municipal nº. 774/95, reeditada depois com a lei nº. 816/97, e anualmente reconhece e homenageia uma obra regional. A solenidade acontece juntamente com a celebração do aniversário da Academia Imperatrizense de Letras, fundada em 27 de abril de 1991. Reunindo literatos e intelectuais de várias cidades da região, a AIL tem se destacado como fomentadora da literatura regional. Seus membros são responsáveis por aproximadamente 70% de toda a publicação editada na Região Tocantina.

Cultura