Cultura

INCENTIVO

Projeto Arte Itinerante traz visibilidade para artistas plásticos de Imperatriz

A exposição em lugares estratégicos da cidade é uma forma de aproximar da população e promover a venda das obras

Publicado em: 23/07/2020 por Ariel Rocha

Fundação Cultural de Imperatriz

Projeto Arte Itinerante traz visibilidade para artistas plásticos de Imperatriz

Além do Imperial Shopping, está previsto que o projeto visite a sede da Prefeitura, fábrica da Suzano S.A e o Restaurante Popular. (Foto: Edmara Silva)

A iniciativa promovida pela Fundação Cultural de Imperatriz, FCI, chamada Arte Itinerante, teve início na quarta-feira, 22, no Imperial Shopping. Com a exposição do trabalho de seis artistas plásticos locais, o projeto tem o objetivo de dar mais visibilidade e aumentar o potencial de comercialização das obras. As produções artísticas ficarão exibidas no local até 5 de agosto, depois seguem para exposição em outros espaços. 

O Arte Itinerante é um apoio direto do Município aos artistas, já que as obras podem ser negociadas no local a preço popular, dando mais acessibilidade ao empreendedorismo artístico. Ação também traz oportunidade para aqueles que trilham os primeiros passos na área, como é o caso do antigo catador de materiais recicláveis, Cícero Alves, que expõe pela primeira vez suas obras para o público através do projeto. 

Artista plástico há três anos em Imperatriz, ele tem as paisagens, figuras humanas e os animais como principais elementos representados em suas obras. “Fui procurado pela Fundação para participar e estou me sentindo bem feliz com essa oportunidade. É um sonho realizado, de ser artista e poder estar divulgando o meu trabalho”, disse. 

Também está previsto que o projeto visite a sede da Prefeitura, fábrica da Suzano S.A e o Restaurante Popular. O coordenador de difusão cultural da FCI, Axel Britto, destaque que a ideia de itinerância com as obras surgiu após o Corredor Cultural, realizado no Calçadão entre 15 e 17 deste mês. “Por conta da pandemia, tivemos que reprogramar todo o planejamento da Fundação. Circular por lugares estratégicos é uma forma de fazer com que os artistas possam ter algo rentável dentro do período”, explica. 

Na oportunidade, ficam em exibição de duas a três produções culturais de cada um dos artistas, que além de Cícero, são Ton Neves, Ijane, Leônidas, Silvio Mattos e Vitória Sosthenes. A visitante Mona Abutrab comenta que estava realizando suas compras no centro comercial, mas achou impossível não parar e apreciar as obras disponíveis. “São artes belíssimas, que fazem com que esse espaço do shopping fique mais bonito do que já é. Vou indicar para os amigos e quem sabe até adquirir algo”, finaliza.  

 

Cultura