Cultura

PROJETO

Bairro Santa Inês recebe “Caravana Arte e Cidadania nas Escolas”

Ação leva palestras, atividades culturais e literárias aos alunos da rede municipal

Publicado em: 21/09/2018 por João Rodrigues

Fundação Cultural de Imperatriz

Bairro Santa Inês recebe “Caravana Arte e Cidadania nas Escolas”

Escola Municipal Mutirão recebe o projeto "Caravana Arte e Cidadania nas Escolas" (Foto: Patrícia Araújo)

Com muitas novidades em relação ao primeiro semestre, foi retomado nesta sexta-feira, 21, na Escola Municipal Mutirão, na Avenida Newton Belo, Bairro Santa Inês, o projeto “Caravana Arte e Cidadania nas Escolas”.  Ação leva aos estudantes de 7 a 16 anos, as diversas linguagens, tanto na música quanto na poesia e dança, além de abordar cidadania e combate às drogas.

Promovido pela Prefeitura de Imperatriz, via Fundação Cultural e apoio da Academia de Letras e parceiros, atividade teve reforço da cantora Suzana Alcântara que se juntou a Nelinho, Edson e Danilo; o delegado José Ribeiro representou o prefeito Assis Ramos e ministrou palestra sobre cidadania e combate às drogas, e vários alunos fizeram apresentações.

Um grupo de seis estudantes declamou poesia sobre o Rio Tocantins. Já o estudante Daniel Barros, 12 anos, destacou a cidade. “Eu quase morri de vergonha de falar lá na frente, mas foi legal, principalmente, por falar de Imperatriz, lugar que está melhorando cada vez mais”, comemorou Daniel.

Uma criança caracterizada de avó contou uma história e todos os estudantes se divertiram, além de aprenderam com a animadora e contadora de histórias Jô Santos. Os cantores, também, fizeram apresentações e teve o momento de reflexão do servidor da FCI e professor de quadrilhas juninas Sebastiãzinho.

Outra novidade deste semestre foi Cleyton Malabares, artista circense que fez números que prenderam a atenção dos alunos. A programação foi encerrada com a apresentação de um grupo de meninas que dançou o cacuriá, que ensaiaram durante dois dias sob o comando do coordenador do projeto e mestre de cultura, Osório Neto.

“Com certeza o projeto voltou com força total e estamos trabalhando muito para levar essa proposta a várias escolas municipais e até do estado”, enfatizou o titular da Fundação Cultural, José Carneiro Buzuca, que agradeceu o apoio de novos parceiros como o Guaraná River e a Cinesystem Cinema.  As empresas vão distribuir lanches e ingressos para as sessões de filmes.

Neste segundo semestre, a “Caravana Arte e Cidadania nas Escolas" visitará nove escolas, uma creche, o Lar São Francisco de Assis e a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, Apae.

Cultura