Cultura

Arraiá

Quadrilha da APAE enriquece festa junina em Imperatriz

Publicado em: 24/06/2017 por Luana Barros

Fundação Cultural de Imperatriz

Quadrilha da APAE enriquece festa junina em Imperatriz

APAE leva inclusão e diversão à Beira Rio (Foto: Dávila Henrique)

Forró pé de serra, gincana dos universitários e apresentações da quadrilha da APAE, Só Matutano, Cia Sotaque de Imperatriz, Boi da Mucuíba, show de Djalma Chaves e Junina Deus é Dez e Arrastapé fazem parte da programação da segunda noite do “São João, a gente faz” na Avenida Beira Rio.

“Apaexonados na Roça foi um sonho que surgiu há exatamente 20 anos. Nessa época pouco se falava sobre inclusão. No entanto, a fundadora da APAE em Imperatriz, a saudosa Juracy já acreditava no potencial de cada aluno independente da sua deficiência. Os anos se passaram e a paixão pela quadrilha e danças culturais só cresceu. A APAE hoje conta com 25 pares de brincantes e seu o objetivo maior, além de trabalhar a coordenação motora, atenção, habilidades físicas, é o de incluir a pessoa com deficiência na sociedade. É importante lembrar que participam da quadrilha também amigos, familiares e até mesmo ex – alunos da instituição. Junho é sem dúvida a data mais esperada pelos alunos, é onde a nossa casa se enche de cor e música, uma verdadeira festa”; explicou a professora Valéria Ferreira.

A quadrilha Arrastapé também anima os brincantes do São João organizado Fundação Cultural de Imperatriz (FCI). “Nossa quadrilha teve inicio no ano de 1999 no bairro Juçara e desde então vem fomentando a cultura junina na cidade, incentivando seus componentes à valorização da rica cultura nordestina, e levando para as pessoas a alegria dos espetáculos juninos sempre inovadores. Desde o ano de 2009, a quadrilha saiu do estilo matuto de dançar quadrilha e se estilizou levando para o tablado espetáculos grandiosos e contemporâneos com temas e enredos, verdadeiros musicais que impressionam desde a roupa ao cenário, trazendo um estilo único que faz da arrasta-pé , um sucesso por onde passa”; explicou Laedson Brito, da organização da Arrastapé.

Em 2017, a quadrilha Arrastapé faz uma grande homenagem a Imperatriz com emoção e comédia, mesclando dança e repertório dos brincantes e dançarinos. Como título, a junina traz “Bem vindos a cidade da alegria”, contando e homenageando a cultura, os lugares, a culinária, as lendas e as historias do povo da segunda maior cidade do estado do Maranhão.

A programação junina estende-se até amanhã (25 de junho), iniciando às 16h na Praça da Cultura com a Jardineira Caipira e finalizando com show e apresentações de juninas da Avenida Beira Rio. 

Cultura