Cultura

CONCURSO

Sarau Cultural premia apresentações no Salimp

Troféus e medalhas foram entregues aos alunos no estande da Semed

Publicado em: 28/09/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Sarau Cultural premia apresentações no Salimp

Produções literárias abordaram temas livres durante Sarau Cultural (Foto: Sara Ribeiro)

Parte do VI Festival Cultural, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, em parceria com Instituto PES, ocorreu na sexta-feira, 28, Sarau Cultural, com apresentações de declamação de poesia, prosódia e contação de histórias, na 16º edição do Salão do livro de Imperatriz, Salimp. Com 39 alunos inscritos, de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino, Sarau Cultural também é um concurso, com premiação de troféus e medalhas, para as melhores manifestações artísticas.

“Iniciamos esse trabalho literário com 17 escolas. Depois da análise das produções entregues, foram escolhidos para concorrer nesta tarde, aqueles que mais se adequavam a proposta. Além disso, contamos com incentivo dos professores e técnicos da Semed” - revelou a secretária adjunta de Ensino, Nilcea Martinho.

Utilizado espaço do estande da Semed para realização do evento, os visitantes da feira se aglomeraram para prestigiar as apresentações. “Mesmo com espaço improvisado, as crianças e o público abrilhantaram o momento cultural” – destacou.

Convidada para avaliar os projetos, Ana Meires Pereira, elogia a iniciativa. “O concurso de poesia é um importante evento educacional, incentivando a leitura, descobrindo talentos e criando uma cidade de leitores. Imperatriz é um celeiro de criatividade. A inovação, a criação e o desempenho de nossos alunos e professores é motivador e nos faz acreditar que ainda é possível mudar a nossa história, com a educação” - ressalta.

Estudante da Escola Paulo Freire, visitando o Salimp, Carla Vanessa Silva Sá, afirma que o evento chamou sua atenção. “Achei bem interesse as apresentações, pelo jeito que as pessoas se expressam, como falam, foi bem legal”.

Com tema livre, as manifestações culturais que ganharam destaque foram:

Poesia

1º lugar -  Pai Amigo da Vida, de Renan José Silva Melo, Escola Moranguinho;

2º lugar - Inocentes, de João Vitor Lima Gonçalves, Escola Frei Paulo de Graymoor;

3º lugar - Um Livro Aberto, de Rute Jardim Freitas Souza, Escola Giovanni Zanni

Prosódia

1º lugar - Amor, de Maria Eduarda e Ana Eduarda, Escola Gionanni Zanni;

2º lugar - Amor, de Yara de Jesus Rodrigues, Escola Sinopse;

3º lugar - Gostar de alguém, Vitória Leonarda Almeida, Escola Sinopse;

Cultura