Cultura

INCENTIVO

Prefeitura participa da 17° edição do Salimp

Evento é patrimônio cultural e imaterial do Maranhão

Publicado em: 05/10/2019 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Prefeitura participa da 17° edição do Salimp

Autoridades políticas e Academia Imperatrizense de Letras realizaram a abertura do evento. (Foto: Rafael Pestana)

Na noite de sexta-feira, 04 de outubro, aconteceu a solenidade de abertura do 17° Salão do Livro de Imperatriz, Salimp, no Centro de Convenções. Essa edição, que tem como tema "Vultos Literários do Sertão Maranhense", será realizada do dia 4 a 13 de outubro. O evento é realizado pela Academia Imperatrizense de Letras, com apoio e participação da Prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz, FCI.

Considerado patrimônio cultural e imaterial do Estado, o Salimp deu início às suas atividades com a presença de autoridades políticas, membros das Academias de Letras de Imperatriz e Açailândia, Conselho Municipal de Cultura, Fundação Cultural de Imperatriz, Ceuma, Júpiter Internet, escritores regionais e nacionais, além de outras instituições apoiadoras do evento.

"O Salimp é um evento que Imperatriz abraçou, e a Prefeitura entendendo que ele engrandece a cidade, e enriquece nossa cultura , não poderia deixar de estar junto nessa parceria, e também desejando sucesso em todos os dias da Salão do Livro. Aqui teremos música, arte e poesia, com participação de crianças e adolescentes em idade escolar e um dos objetivos do evento é despertar o interesse desses jovens pela leitura", ressalta Charles Oliveira, que representou o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, José Carneiro Buzuca, na solenidade de abertura da feira. 

O presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Raimundo Trajano Neto, saudou todas as pessoas que prestigiavam a solenidade. "De forma muito especial, quero agradecer a sociedade Imperatrizense e da região tocantina que se encontra presente nesse momento. Este é um evento eclético, que acolhe e abraça praticamente todas as culturas que compõe a cidadania em Imperatriz e região."

O Salão do Livro de Imperatriz, com entrada gratuita e funcionando em três turnos, oferece aos visitantes cursos, oficinas, palestras, lançamentos de livros, exposições artísticas, apresentações musicais, arena infantil, gincana cultural, além de sediar o II Concurso Gastronômico de Comida de Rua. Durante os dez dias de Salimp, mais de 17 eventos serão realizados dentro da feira literária, que é uma das maiores do Norte e Nordeste.

Cultura