Defesa Civil

SEGURANÇA

Comerciantes devem ficar atentos para prevenir acidentes nas festas juninas

Recomendações visam minimizar riscos durante os eventos temporários

Publicado em: 18/06/2018 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Comerciantes devem ficar atentos para prevenir acidentes nas festas juninas

Finalidade é prevenir acidentes durante as festividades juninas (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, alerta para os cuidados que proprietários de barracas e vendedores ambulantes devem tomar durante as festas juninas. Objetivo é garantir que os eventos sejam realizados de forma satisfatória e segura.

“Ao lavar as barracas, os equipamentos devem ser desligados, elevar cabos, evitar deixar a instalação em área sujeita a molhar, desligar o conjunto da tomada de energia ao substituir lâmpadas e nunca puxar a tomada pela fiação”, alerta o superintendente da Defesa Civil Josiano Galvão.

Segundo ele, alguns cuidados podem fazer a diferença. “Orientamos ambulantes a procurarem profissionais qualificados na hora de instalar a fiação elétrica, por exemplo. Proprietários devem observar as condições, se estão ressecados, rachados, rompidos é recomendável descartá-los, uma vez que incêndios geralmente ocorrem devido a falhas ou danos nas instalações”, destaca.

Josiano explica ainda que “o uso de ‘benjamins ou T's’, que às vezes são utilizados para ligar vários aparelhos ao mesmo tempo, podem gerar sobrecarga, aumentando assim o risco de curto-circuito”.

Segundo ele, a emenda de fio mal feita, pode causar aquecimento e aumento do consumo de energia elétrica. “O mau isolamento pode permitir a passagem de energia e causar acidentes a terceiros. É preciso estar atento para evitar esses riscos e possíveis imprevistos”, ressalta.

Outras Dicas

Isole o local para que não haja aproximação de pessoas e jamais toque em fios partidos, não retire objetos ou pessoas que estejam em contato com fios até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada, acione os bombeiros e observe se há segurança para oferecer os primeiros socorros à vítima até a chegada do resgate. (Colaboração de Reginaldo Santos).

Defesa Civil