Defesa Civil

APOIO

Nível do rio Tocantins está com vazão de defluência em 1.925,49 m³s nesta quinta-feira,01

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, desde sábado ocorre oscilação no rio

Publicado em: 01/07/2021 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Nível do rio Tocantins está com vazão de defluência em 1.925,49 m³s nesta quinta-feira,01

Os órgãos responsáveis estão monitorando o nível do rio (Foto: Maira Soares)

O rio Tocantins se encontra com o nível parcialmente elevado, o que não seria comum para essa época de praia. De acordo com a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, a elevação se deu devido à vazão de defluências em operação pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS, que dispõe das condições e aproveitamento hidrelétrico dos reservatórios da Serra da Mesa, Peixe Angical e Lajeado no rio Tocantins. As vazões de defluência de 1.550,67 m³/s passaram para 1.925,49 m³/s, com previsões de baixa para os próximos dias.


O superintendente Josiano Galvão explica que está ocorrendo uma variação com relação ao nível do rio Tocantins, mas a tendência para os próximos dias é baixar esse nível e os bancos de areias voltarem a aparecer.

Josiano enfatiza que mesmo com a baixa do rio, é sempre bom reforçar algumas medidas que devem ser levadas em consideração, mesmo quando o nível do rio voltar ao "normal” principalmente com crianças, idosos, com relação a porões, afogamentos, entre outras atuações de prevenção à vida.

“Com as oscilações do rio, qualquer descuido pode se tornar uma tragédia. Nós da Defesa Civil, Setran e Guarda Municipal, já vínhamos trabalhando na fiscalização, orientação e no fluxo de carro que sobe e desce no acesso a praia do Cacau, porém mesmo explicando, informando dos perigos. Muita gente insiste em beber e ir para água, levar animais o que é proibido, jogar lixo no entorno ou dentro do rio, ou seja, tudo que nos compete está sendo feito, contudo, todos devem fazer sua parte”, afirma Josiano.

A previsão de defluências para os próximos dias indica que, em até 72 horas, o rio esteja em 1.833,04 m³/s, logo a vazão de defluência considerável para o surgimento dos bancos de areia se dá entre 1.200,00 m³/s a 1.500,00 m³/s “. A equipe faz o monitoramento, e em caso de qualquer mudança brusca, a população será alertada.

Defesa Civil