Defesa Civil

MONITORAMENTO

Boletim apresenta queda no nível do rio Tocantins

Mesmo com baixo volume, prática de banho não é recomendada

Publicado em: 16/05/2018 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Boletim apresenta queda no nível do rio Tocantins

Boletim de monitoramento mostra queda no nível das águas do rio Tocantins (Foto: Edmara Silva)

Boletim de monitoramento da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil mostra que o nível de águas do rio Tocantins está perdendo volume de água com a diminuição das chuvas. Segundo o órgão, a estabilidade atingiu 1,11 metros abaixo de zero, na terça-feira, com variação para -0,15 nesta quarta-feira, 16.

Mesmo com o baixo do nível de água, o superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, considera de risco o acesso ao local. “Monitoramos a oscilação do rio diariamente, e podemos afirmar que a prática para banho ainda é insegura e arriscada”, afirma.

Ele observa que ainda não há infraestrutura adequada como guarda-vidas, delimitação de área para banho, e que a constante oscilação do nível do rio colocam em risco a segurança dos banhistas.  “Além dos bancos de areias não terem surgido completamente, as áreas frequentadas por banhistas não contam com os mecanismos de segurança disponibilizado no período de veraneio”, alerta.

Segundo o cronograma da Defesa Civil, o período veraneio 2018 será de 14 de julho a 16 de setembro. Após  25 maio será publicado edital para o processo seletivo dos guarda-vidas, que atuarão na segurança dos frequentadores. (Com colaboração de Rafael Pestana).

Defesa Civil