Defesa Civil

SEGURANÇA

Período de veraneio termina mais cedo em Imperatriz

Com nível do rio acima, toda estrutura das praias do Cacau e do Meio será retirada para evitar acidentes

Publicado em: 04/09/2018 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Período de veraneio termina mais cedo em Imperatriz

O nível do rio subiu mais de um metro em menos de 24h (Foto: Patrícia Araújo)

O período de veraneio, em Imperatriz, programado para encerrar em 16 de setembro, terminou antes do esperado. Informação é da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, devido ao aumento repentino no nível do rio Tocantins. Segundo o órgão, vazão passou de 1.220,48 metros cúbicos por segundo, dessa segunda-feira, 3, para 2.252,65 m³/s, nesta terça-feira, 4. O rio subiu mais de um metro em menos de 24h.

O superintendente municipal da Defesa Civil, Josiano Galvão avalia a situação. "Assim como os empreendedores que aqui trabalham, também fomos pegos de surpresa. Infelizmente não há mais áreas demarcadas que garantem a segurança dos banhistas, e para que não ocorra acidentes no local, o prefeito Assis Ramos achou por melhor decretar o fim da temporada de praias na cidade”, informou.

Segundo ele, o aumento no nível do rio Tocantins aconteceu sem nenhum aviso prévio. “Não recebemos qualquer comunicado sobre a subida repentina das águas, para que pudéssemos alertar antecipadamente os trabalhadores e a comunidade de quaisquer alterações”, ressalta.

O presidente da Fundação Cultura de Imperatriz, FCI, José Carneiro Buzuca, explica que a estrutura montada na Praia do Cacau será retirada nesta terça-feira. “Com a vazão acima do esperado, é complicado manter a estrutura de palco e som na  praia. As serestas marcadas para quinta-feira, bem como as demais inseridas na programação, também serão canceladas”, destacou.

Para o empreendedor Antônio Alves Silva, a vazão aumentou muito rápido. “Tínhamos nos organizado para a seresta de encerramento do dia 13, com o cantor Mariozan Rocha, e agora tudo foi por ‘agua abaixo’. Nossa única alternativa, no momento, é contar com o auxílio da Prefeitura e demais órgãos envolvidos que nos apoie nesse momento difícil”, lamenta.

Equipe da Defesa Civil está de prontidão para atender os profissionais das praias do Meio e Cacau, com suporte aos trabalhadores, e auxiliando na locomoção dos materiais dos empreendedores.

Defesa Civil