Defesa Civil

CHUVAS

Prefeitura e órgãos responsáveis trabalham para contabilizar os estragos e ajudar desabrigados

Com duração média de quase 10 horas, chuva alagou bairros e deixou famílias em situação de risco

Publicado em: 16/03/2020 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Prefeitura e órgãos responsáveis trabalham para contabilizar os estragos e ajudar desabrigados

De acordo com a Defesa Civil, as famílias mais prejudicadas estão sendo monitoradas, recebendo todo apoio necessário (Foto: Patrícia Araújo)

Equipes da Defesa Civil e órgãos responsáveis, estão percorrendo áreas mais atingidas pela chuva para contabilizar os estragos e ajudar as famílias desabrigadas desde as primeiras horas desta segunda-feira, 16. Foram 274 mm de água, que acarretou em vários transtornos e uma força-tarefa para tentar amenizar os danos à população mais afetada pela chuva.

Secretarias da administração municipal estão trabalhando na assistência aos desabrigados. Ações incluem Defesa Civil, Sinfra, Limpeza Pública, Setran, Sedes e Educação realizando resgate, assistência e atendimento às vítimas de alagamentos e desobstruindo ruas e avenidas para passagem dos caminhões e caminhonetes no auxílio aos desabrigados. Neste momento, no Porto da Balsa, toda equipe da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros e Exército, estão mobilizados no resgate das famílias ribeirinhas atingidas pela cheia do Rio Tocantins.

De acordo com a Defesa Civil, as famílias mais prejudicadas estão sendo monitoradas, recebendo todo apoio necessário. "Estamos desde as primeiras horas  resgatando e tentando amenizar toda essa situação em que nossa cidade se encontra. Os desabrigados estão sendo levados para os abrigos, os homens do Exército e Corpo de Bombeiros também estão apoiando nos resgates. Estamos fazendo o possível e impossível, não medindo esforços para garantir a segurança de todos", explica Josiano Galvão, Superintendente da Defesa Civil.  

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, disponibilizou caminhões com equipes para transportar as famílias, além de arrecadar e distribuir donativos para a população afetada. 

A Secretaria de Limpeza Pública trabalha nos pontos identificados pela Defesa Civil, para fazer os serviços de arrastão da limpeza nas ruas, tirando sujeira, entulhos, árvores derrubadas, assim como a desobstrução das bocas de lobo. “Estamos realizando limpezas em geral e com o Cata Treco, pois muitos móveis acabam estragando, então nossa equipe recolhe tudo isso. A SLP também tem auxiliado nas mudanças, nós disponibilizamos caminhões para recolhimento de móveis, entulhos e tudo que for necessário para ajudar a população neste momento”; explica o secretário Alan Jonnes. 

De acordo com a Defesa Civil, 14 famílias se encontram abrigadas até a tarde desta segunda-feira, 16, em locais como a Casa Abrigo e Escola Municipal Tiradentes.  Cerca de 35 famílias já foram deslocadas dos pontos críticos, porém o órgão continua realizando a remoção das famílias das áreas de risco. A Prefeitura solicita que não haja resistência na remoção dos pontos perigosos e que moradores devem ficar atentos aos riscos.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, junto à Defesa Civil, realizou o encaminhamento de pessoas desabrigadas aos abrigos. Estes foram abastecidos com donativos ainda na última sexta-feira, 13. Desde a semana passada, equipes de assistentes sociais estão nos bairros mais castigados pela enchente. Os abrigos são os seguintes: Igreja Santa Luzia - Rua Principal, próximo à Praça Frei Damião; Igreja Kadoche - Rua São José, s/n próximo a Praça da Voz e Associação Mão Amiga, também na Vila Redenção. Só a Defesa Civil e Sedes é que procedem com o encaminhamento das pessoas. Donativos devem ser entregues na própria Sedes, situada à Rua Hermes da Fonseca, 29, entre as ruas Piauí e Maranhão. 
 

O que doar?
Cestas de alimentos, fraudas geriátricas e infantis (de todos os tamanhos), material de limpeza e material de higiene pessoal. 
Lembrarmos ainda que todo o efetivo da Sedes está em regime de prontidão, para atender à população atingida pelas chuvas do último final de semana.

 

Com colaboração de Ariel Rocha 

Defesa Civil