Defesa Civil

PREVENÇÃO

Reunião debate medidas de enfretamento do período chuvoso

Monitoramento de chuvas, áreas de risco e vistorias dos pontos críticos são constantes

Publicado em: 12/02/2020 por Ariel Rocha

Superintendência de Defesa Civil

Reunião debate medidas de enfretamento do período chuvoso

As tratativas internas da equipe abordaram as intensificações de serviço por escala de pessoal e dos sistemas de monitoramento. (Foto: IMADRONEBR)

Nesta quarta-feira, 12, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil realizou reunião com agentes e técnicos do órgão, para falar sobre o enfrentamento do período chuvoso em Imperatriz. Na ocasião, foram discutidas medidas para fortalecer as metas lançadas no Plano de Contingência. Trabalho é focado na prevenção e minimização de desastres naturais, por meio de planejamento de riscos e recuperação.

As tratativas internas da equipe abordaram as intensificações de serviço por escala de pessoal e dos sistemas de monitoramento. O acompanhamento é ligado às informações de alertas dos órgãos de previsão e observação, para que seja executado o plano operacional de gerenciamento de desastres em tempo apropriado. O volume de acúmulo de chuva é constantemente monitorado nas estações pluviométricas.

Superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, afirma que são constantes as vistorias das áreas de risco, como riachos, bairros com maior índice de alagamentos e outros pontos críticos. Mas a população precisa contribuir com o trabalho do município. “Nesta última terça-feira foram retirados do riacho Bacuri um sofá e colchão de casal. Transtornos ocasionados pelas fortes chuvas podem ser evitados se as pessoas jogarem o lixo no lugar correto”, declarou.

O prefeito Assis Ramos ressalta que as intensas chuvas atingem todos os estados do Brasil. A limpeza dos riachos e o trabalho de desobstrução de bueiros iniciaram em Imperatriz muito antes do período chuvoso. “Nossas frentes de serviço continuam, mesmo com as intensas precipitações. Estamos presentes em todas as áreas de risco, continuamos vigilantes e trabalhando 24h para amenizar todos os transtornos”, disse.

Colchão retirado do riacho Bacuri por equipe da Limpeza Pública.

 

Defesa Civil