Defesa Civil

RIO TOCANTINS

Defesa Civil mantém estado de alerta na área ribeirinha

Nível do rio está seis metros acima do marco zero

Publicado em: 13/02/2018 por Kayla Pachêco

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil mantém estado de alerta na área ribeirinha

Estrutura dos abrigos montada no Parque de Exposições será mantida até o final do período chuvoso (Foto: Defesa Civil)

Após cinco dias em abrigos organizados pela Prefeitura de Imperatriz, ribeirinhos retornaram às suas moradias na tarde desta terça-feira,13. Na semana passada, nível do rio Tocantins chegou a 7,22 metros acima do leito normal e afetou cerca de 130 famílias.

"Nos últimos dias transferimos 46 famílias que ficaram desalojadas, mas apenas sete foram direcionadas aos abrigos do Parque de Exposições, as demais foram recebidas por familiares", observa Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil.

Monitoramento diário da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil informa que atualmente nível do rio está 6,27 metros acima do marco zero, ainda em estado de alerta. "Algumas famílias retornaram por conta própria porque viram que as águas baixaram, mas as previsões para vazão nos próximos dias é de 9 a 10 mil metros cúbicos por segundo, mantendo o nível acima de seis. Nossa orientação é que retornem apenas quando o leito chegar ao nível quatro", adverte.

Mesmo durante o feriado, técnicos da Sumpdec mantiveram regime de plantão pra prestar assistências aos ribeirinhos abrigados no Parque de Exposições e às demais famílias das áreas de risco que não foram afetadas. A ação permantente conta com apoio de diversos setores da administração municipal.

"Contamos com apoio da Sedes, com a entrega de cestas básicas e marmitas prontas disponibilizadas pelo Restaurante Popular; médicos de plantão e o setor de Controle de Vetores também teve sua participação, pois foi realizada a dedetização dos abrigos e ontem da área ribeirinha. Ressaltamos que a estrutura dos abrigos será mantida até o final do período chuvoso", concluiu Galvão.

Defesa Civil