Desenvolvimento Econômico

MEDIDAS

Confira as regras para flexibilização de restaurantes, igrejas e shoppings

Mesmo abertos, estabelecimentos comerciais e religiosos devem seguir normas de higienização e distanciamento

Publicado em: 28/05/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Governo

Confira as regras para flexibilização de restaurantes, igrejas e shoppings

As portarias que permitem a flexibilização destas atividades possuem regras para serem cumpridas, e buscam evitar o contágio da Covid - 19 (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

De acordo o último decreto da Prefeitura de Imperatriz, publicado na segunda-feira, 25, podem voltar a funcionar, seguindo as regras de segurança, igrejas, restaurantes e shoppings. Porém, todos têm que obedecer ao limite de pessoas, ofertar álcool em gel e até realizar aferição de temperatura.

As portarias que permitem a flexibilização destas atividades possuem regras e buscam evitar o contágio da Covid - 19. Fiscais da Prefeitura irão averiguar e punir quem não cumpri-las. Quanto às regras, pessoas do grupo de risco e crianças não devem frequentar os templos. Locais que são realizadas as atividades devem ser higienizadas com álcool 70.

"Reiteramos que o decreto apenas faculta a reabertura, desde que cumpridas normas, dentre as quais a que limita ocupação em até 30% da capacidade oficial de cada templo e estabelecimento", diz o secretário de Governo, Eduardo Soares.

Os restaurantes precisam higienizar o estabelecimento a cada três horas, observando os produtos adequados, além de ofertar produtos de higiene aos clientes, como sabonete líquido e álcool em gel 70%. Talheres precisam ser armazenados em sacos plásticos. Quanto à distância das mesas, obedecer o mínimo de dois metros, e até duas cadeiras em cada mesa.

A saúde dos colaboradores deve ser levada em consideração, e ser reduzido o número de funcionários, por meio de revezamento, para evitar aglomeração. Está proibido serviços de buffet/self service, parquinhos para crianças, venda de bebidas alcoólicas, realizar eventos fechados, e shows, para não estimular a permanência das pessoas.

Quanto aos shoppings, devem entrar apenas clientes, colaboradores e fornecedores. Também irão disponibilizar termômetros para aferir a temperatura dos clientes. Quem apresentar 37,3 graus célsius, está impedido de entrar, e deverá procurar ajuda médica para orientação.

Provar roupas, acessórios, cosméticos ou calçados não está permitido. O shopping precisa realizar desinfecção de alto nível todos os dias. Nos bebedouros, disponibilizar copos descartáveis para evitar uso oral. Para os Bancos 24h e pagamento de estacionamento, deve haver sinalização na fila para obedecer a distância de 2 metros. Entretenimento, sistema de educação, parquinhos, e cinemas continuarão fechados.

Desenvolvimento Econômico