Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento

Formado 1º Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação

Membros propõem ações inovadoras e de desenvolvimento para a cidade

Publicado em: 24/08/2017 por William Castro

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Formado 1º Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação

Entre os membros estão o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, o secretário de Fazenda e Gestão Orçamentária, José Ribamar Ferreira Oliveira e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Soares Sousa. (Foto: Sara Batalha)

            O Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação realizou, na manhã de quarta-feira, 23, sua primeira reunião, no Palácio de Comércio e Indústria de Imperatriz. Encontro discutiu a implementação da lei 1.680/2017, que cria o órgão e trata de mecanismos de incentivo à atividade empreendedora, tecnológica, de inovação, visando o desenvolvimento econômico, social e sustentável local.

            Composto por até 27 membros, o Conselho possui três vagas destinadas ao poder público e 24 para sociedade civil, incluindo representantes de instituições de ensino superior, OAB e Câmara de Vereadores. A criação da lei é considerada um marco na história de Imperatriz. Proposta em março deste ano e aprovada em julho, surgiu para incentivar empresas que já atuam na cidade e futuros negócios, fomentar o empreendedorismo e fortalecer os segmentos econômicos.

            “Pela primeira vez teremos pessoas pensando de forma organizada no crescimento e desenvolvimento da cidade, olhando para a atividade empreendedora e inovadora do município, e isso está sendo possível na gestão do prefeito Assis Ramos” – enfatizou Eduardo Soares Sousa, secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e presidente do Conselho.

            Ele informou ainda que, em paralelo à criação do Conselho, foram criados, também por meio da lei, o Sistema e o Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação, que subsidiará projetos inovadores e empreendedores para o desenvolvimento local. O fundo irá receber 1,5% da arrecadação municipal e empresas privadas também poderão viabilizar recursos.

            Os valores direcionados para um projeto, em benefício da cidade, terão que utilizar a marca “Cidade Empreendedora, Cidade Inovadora”, do Sistema de Empreendedorismo e Inovação. Nas próximas reuniões do Conselho, será lançado edital para criação dessa marca, que deve reunir características da diversidade cultural, social e de vários aspectos da cidade.

O vereador Ademar Freitas (PSC) elogiou o trabalho. “Parabenizo o poder executivo pela iniciativa e espero que Imperatriz se fortaleça muito como polo de negócios inovadores” – ressaltou.

Desenvolvimento Econômico