Desenvolvimento Econômico

EMPREGO E RENDA

Município planeja ações para impulsionar a economia local

Sedec possui projetos que visam melhorar a relação entre trabalho, emprego e renda

Publicado em: 05/05/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Município planeja ações para impulsionar a economia local

Projeto visa contribuir com o crescimento do município a partir da relação entre os eixos trabalho, emprego e renda (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, deve realizar diversas ações em 2020, para incentivar a economia local, assim que a pandemia causada pelo novo coronavírus, Covid – 19, diminuir. Dentre os projetos consta a Feira Itinerante, que visa dar oportunidade para produtores e microempreendedores locais venderem seus produtos.

Com autorização do prefeito Assis Ramos, a Sedec realizou licitação para implementar o Projeto Feira Itinerante, para a compra de 100 barracas padronizadas. As barracas já foram recebidas e, está em estudo os locais para realização das feiras, visando atender os bairros periféricos e os produtores menos favorecidos por programas governamentais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Josivaldo JP, fala sobre a realização do projeto em Imperatriz. “Estávamos já finalizando o Projeto Feira Cidadã com início previsto para o mês de março, mas com a pandemia da Covid -19, houve um atraso, o qual se dá pela necessidade do isolamento e distanciamento social, imprescindível para mitigar a doença”.

Projeto também visa contribuir com o crescimento do município a partir da relação entre os eixos trabalho, emprego e renda. Ainda, de acordo com Sedec, mesmo com a atual instabilidade na oferta de empregos, até mesmo local, e que esse quadro pode se agravar com a pandemia, no Maranhão, a solicitação para o seguro-desemprego está relativamente estável, graças às políticas públicas que estão sendo desenvolvidas.

Em relação as informações das imagens acima, o secretário da Sedec argumenta que: “Pelo gráfico, no Estado, o requerimento do seguro-desemprego mostrou-se estável, havendo somente uma mudança abrupta na modalidade de requerimento, onde tinha-se o atendimento presencial mais acentuado no mês de dezembro de 2019 a março de 2020. Devido à pandemia, a procura pelo modo digital teve um pico acentuado no mês de abril de 2020, por causa do isolamento e distanciamento social”.

Ainda, de acordo com o secretário, é por meio do benefício aos desempregados que tem-se, principalmente, uma constatação sobre o índice de desemprego no país. “Lembrando que o seguro-desemprego é um critério sólido na apuração do índice do desemprego na análise da evolução do trabalho, emprego e renda, em nosso país. A gestão Assis Ramos está fazendo e planejando políticas públicas, para minimizar um reflexo contundente de desemprego em nossa cidade”, explica.

Desenvolvimento Econômico