Desenvolvimento Econômico

INCENTIVO

“Mais Empreendedor” vai beneficiar 1600 profissionais

Programa, realizado em parceria com empresas e instituições, vai ofertar 18 tipos de qualificação

Publicado em: 22/02/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

“Mais Empreendedor” vai beneficiar 1600 profissionais

Cerca de 1600 profissionais passarão por capacitação. (Foto: Edmara Silva)

Foi lançado na manhã desta quinta-feira, 22, no Centro de Convenções, o programa “Mais Empreendedor”. Iniciativa visa oferecer qualificação, orientação profissional, formalização de empreendedores, intermediação de mão de obra e outros atendimentos da Sala do Empreendedor e do Sine Municipal. É direcionado a microempreendedores individuais informais, trabalhador desempregado e empregador formal.

Técnicos de diferentes secretarias, como Desenvolvimento Social e Secretaria da Mulher, vão apoiar e dar suporte, além da participação da iniciativa privada. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Soares, “este programa é bem robusto e ousado porque vai além da capacitação, levar a Sala do Empreendedor e o atendimento do Sine para todos os Cras. E imbuídas juntas nesse projeto, estão as universidades públicas e privadas, que terão também uma Sala do Empreendedor nas suas empresas júnior. O que estamos fazendo é ampliando o atendimento ao cidadão”, enfatizou.

Além disso, a iniciativa busca fomentar o empreendedorismo na cidade envolvendo empresários individuais e pretensos empreendedores que estão na informalidade, habilitando-os na montagem de um Plano de Negócios e orientando-os para sua condução. A ação é realizada em parceria com Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, ACII, Sebrae, Banco do Nordeste, da indústria Suzano Papel e Celulose e as universidades públicas e privadas, Devry Facimp, Ceuma, Unisulma, UemaSul e Ufma. 

Para a artesã Iracema Carvalho, que está participando da capacitação, o programa veio em boa hora. “Estou começando hoje e estou achando muito interessante porque abre novos horizontes pra gente. No início ficamos perdidos, e com as orientações temos um direcionamento sobre planejamento e como devemos fazer para ampliar o nosso negócio”, revelou Iracema. Ela conta que é bem organizada e a capacitação que recebe do programa, veio para somar.

Parceria – Ainda na tarde de ontem, 21, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico reuniu-se com representantes do Banco do Nordeste para tratar de parceria. O banco vai prestar orientações para os microempreendedores. O Banco também apoia o “Mais Empreendedor”, e as orientações serão oferecidas através do programa. O volume de recursos disponíveis na monta pela instituição é de mais de R$ 100 milhões para serem investidos em 2018, e a pretensão é que pelo menos 80% desse crédito seja absorvido por Imperatriz. O objetivo da parceria é levar capacitação e oferecer linhas de crédito e aumentar o fomento aos microempreendedores do município.

Desenvolvimento Econômico