Desenvolvimento Econômico

WORKSHOP

Programa Cidade Empreendedora é implementado em Imperatriz

Ação visa dinamizar os trabalhos das secretarias municipais e melhorar o serviço público

Publicado em: 05/12/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Programa Cidade Empreendedora é implementado em Imperatriz

O Workshop discutiu metas para serem executadas nos próximos meses para melhorar o trabalho das secretarias municipais (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, realizou, nesta quinta-feira, 05, o 1º Workshop sobre Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal. A ação faz parte do projeto Cidade Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae.

Participaram representantes das secretarias do município, para avaliar os pontos de melhoria de cada órgão, além de traçar metas a serem alcançadas, além de buscar a melhoria do serviço público para a cidade.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Josivaldo Melo, esteve presente no evento e lembra que esse planejamento estratégico é extremamente relevante para que Imperatriz se torne uma cidade do futuro. “É um projeto que vem trazer ferramentas e melhorias, tanto para a gestão municipal como para o desenvolvimento da cidade. Essa é uma preocupação da gestão do prefeito Assis Ramos, buscar descobrir os pontos fortes e fracos do município e corrigi-los”, afirma.

Quem conduziu o momento foi o consultor de planejamento estratégico do Sebrae, Jandson Sousa. Ele explica como serão os próximos passos para a implementação do programa após o Workshop. “A Prefeitura Municipal contratou o serviço, na qual são desenvolvidas diversas ações de planejamento do município, em diversas áreas, incluindo todas as secretarias, secretários e os técnicos envolvidos, em prol de melhorar a prestação do serviço público”, relata.

Ainda, de acordo com Jandson, “Imperatriz precisa evoluir, pois ela se encontra no patamar de uma grande cidade. E deve estar no patamar das cidades do futuro. Isso envolve os órgãos da Prefeitura que irão alavancar esse desenvolvimento. O objetivo é ter uma cidade capaz de receber investimentos e acolher bem as pessoas”.

Alessandro Silva, da secretaria de Administração e Modernização, também participou do Workshop e compreende a necessidade de alavancar o serviço público em Imperatriz. “Esse workshop é uma base para que todas as secretarias do município possam desenvolver seu trabalho de uma forma excelente, e enumerar o que está sendo feito na cidade. Todas as secretarias devem melhorar sempre seu trabalho em todos os âmbitos”.

Cidade Empreendedora

O projeto iniciou em Santa Catarina, estado piloto do programa, e está se expandindo no Brasil inteiro. No Maranhão, inicialmente sete cidades participam do projeto, entre elas, Imperatriz, que tem como desafio ser uma cidade do futuro. Vários aspectos da gestão municipal devem ser trabalhos até julho de 2020, que inclui mapear as principais dificuldades das secretarias e buscar soluções para todas elas.

Desenvolvimento Econômico