Desenvolvimento Econômico

INFORMAÇÃO

Projeto Sedec Itinerante orienta trabalhadores informais da cidade

Formalização e realização de empréstimos estão entre os assuntos abordados

Publicado em: 25/06/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Projeto Sedec Itinerante orienta trabalhadores informais da cidade

Nos próximos meses, uma van irá contribuir com as ações do projeto pelos bairros da cidade (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, iniciou, nesta semana, o projeto Sedec Intinerante, que visa levar informações aos trabalhadores informais, atuantes nos bairros de Imperatriz. Questões como benefícios que eles possuem direito, formalização do MEI, auxílio doença, aposentadoria por tempo de contribuição, ou auxílio maternidade, por exemplo.

Servidores municipais também informaram sobre a possibilidade de celebrar contratos, emitir notas fiscais, entre outros benefícios, e assim, formalizar suas atividades, como obter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, CNPJ, de inscrição estadual ou municipal.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Josivaldo JP, analisa com otimismo esta atividade. “A formalização é imprescindível para que a pessoa tenha junto ao Poder Público vários benefícios previdenciários e fiscais, assim poderá participar em condições vantajosas em certames licitatórios”, declara Josivaldo.

O secretário também ressalta os esforços do prefeito Assis Ramos para que a cidade possa alavancar a formalização dos trabalhadores, principalmente no momento em que a economia está sendo afetada pela pandemia da Covid – 19. A equipe da Sedec, que está em campo, também busca explicar aos cidadãos que, com a formalização de Microempreendedor Individual, eles podem buscar crédito financeiro junto ao Governo Federal ou aos bancos públicos.

Nos próximos meses, uma van irá contribuir com as ações do projeto pelos bairros da cidade. O veículo ainda vai auxiliar as equipes da Sedec ministrarem cursos de capacitação e requalificação, no futuro. Os bairros ainda vão receber ações do Sine Municipal, para que as pessoas consigam manter o isolamento social.

“Com o apoio constante do prefeito Assis Ramos as atividades da Sedec, teremos uma prestação dos serviços mais efetiva nos bairros, e assim as pessoas se deslocarão com menos frequência ao Centro da cidade. Isso ocasionará uma diminuição de circulação das pessoas nas ruas”, comenta o secretário.

Desenvolvimento Econômico