Desenvolvimento Econômico

NEGÓCIOS

Sedec realiza reunião do Comitê Gestor

Tecnologia digital é uma grande aliada para que a desburocratização aconteça e as compras governamentais melhorem

Publicado em: 29/10/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Sedec realiza reunião do Comitê Gestor

Proposta de desburocratização visa automatizar processos, de modo que o empresário tenha um tempo de resposta bem mais rápido. (Foto: Edmara Silva)

Reunião do Comitê Gestor foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico,Sedec, nesta terça-feira, 29,  no auditório do Sebrae. As abordagens são voltadas ao eixo da desburocratização e compras governamentais, com objetivo de diagnosticar e mapear os processos de registro e baixa das empresas.

Para o secretário da Sedec, Josivaldo Melo, “A tecnologia digital é uma grande aliada para que a desburocratização aconteça e as compras governamentais melhorem, pois quanto maior o número de compras  dentro do município, com micro e pequenas empresas, melhor será para a geração de emprego e distribuição de renda na cidade”

Sobre o eixo temático da desburocratização, o secretário adjunto da Sedec, Eduardo Soares,  esclarece que, “de acordo com o mapeamento, o tempo de abertura de uma empresa  é uma média de 5 dias. Estamos monitorando o tempo da consulta prévia, pedido para abertura do negócio. A média é de 8 horas, para que seja feita e haja uma resposta para o empresário. A média é boa, mas precisamos melhorar”, enfatiza.

Na mostra apresentada pelo consultor de políticas públicas do Sebrae, Iomar Rodrigues, de 505 empresas, apenas 16 ultrapassaram o prazo de resposta de 48 horas de consulta prévia. Ele esclarece que com o “mapeamento e levantamento de dados dar para saber  qual o tempo que se consome atualmente no processo. A proposta de desburocratização visa automatizar esses processos, de modo que o empresário tenha um tempo de resposta bem mais rápido, quando precisar registrar ou alterar o seu negócio”.

Para dar celeridade aos processos de abertura e legalização de empresas, a Prefeitura de Imperatriz  conta com uma equipe qualificada. De acordo com o secretário adjunto da Sedec, “a Rede Sim integra as secretarias e os serviços da Prefeitura, principalmente no atendimento no processo de alvará e abertura de empresas. Precisamos integrar todas as secretarias para darmos um tempo mais rápido de resposta ao empresário, sem ele precisar se deslocar a várias secretárias. Ele inicia o processo em uma secretaria e finaliza tudo via sistema”.

Dentro das ações elencadas no Plano de Ação de Desburocratização estão:

  • Apresentação de contextualização sobre o eixo desburocratização para a Sedec e equipe técnica;

  • Orientações para criação do comitê gestor;

  • Levantamento do processo de abertura, alteração, baixa de empresas e sistemas utilizados;

  • Integração do sistema fiscal do município com a Jucema.

Desenvolvimento Econômico