Desenvolvimento Econômico

PREVENÇÃO

Serviços essenciais funcionam com horário reduzido em Imperatriz

Oficinas mecânicas, escritório de contabilidade e construção civil tem nova rotina

Publicado em: 23/03/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Serviços essenciais funcionam com horário reduzido em Imperatriz

Redução de horário de funcionamento e da jornada de trabalho dos funcionários estão entre as medidas (Foto: Patrícia Araújo)

O Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico, CDEI, realizou reunião extraordinária no último domingo, 22, para deliberar sobre a abertura, fechamento e horários de funcionamento das empresas de Imperatriz, como medida de prevenção ao Novo Coronavírus (Covid – 19). O objetivo é fazer com que a economia do município continue movimentada, mas obedecendo aos critérios de prevenção.

Lojas de autopeças, indústrias, oficinas mecânicas, metalúrgicas, torneadoras e congêneres, escritórios de contabilidade e fornecedores de materiais para a construção civil são essenciais para o funcionamento da economia e para a rotina da sociedade. O funcionamento com atendimento presencial durante 15 dias deve observar algumas recomendações estabelecidas.

Cabe ressaltar que estão excluídas do período da quarentena as farmácias, postos de gasolina, supermercados e mercados, padarias, pet shops, hotéis, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de exames clínicos e de imagem e clínicas de vacinação.

As medidas de prevenção devem ser redobradas durante o período de quarentena, uma vez que o atendimento presencial ao público deve ocorrer das 08h às 12h, com redução de 50% da carga horária de trabalho. Já o número de funcionários deve ser de até 60%. 

Funcionários que apresentes sintomas do Covid – 19 devem ser dispensados. As empresas também devem garantir que não haverá aglomeração de pessoas, e o atendimento ao público deve ser preferencialmente por telefone, aplicativos ou e-mail. Também devem liberar funcionários que façam parte do grupo de risco, definido pelas autoridades sanitárias.

O encontro ocorreu de forma online, e contou com representantes de empresas, Ministério Público, secretarias municipais e sindicatos.

Mais informações podem ser acessadas pelo endereço: https://www.imperatriz.ma.gov.br/pmi/cedei/

Desenvolvimento Econômico