Desenvolvimento Econômico

CAPACITAÇÃO

Unidade móvel contribui para descentralizar serviços da Prefeitura

Projetos da Sedec buscam fomentar políticas públicas para gerar emprego e renda

Publicado em: 08/05/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Unidade móvel contribui para descentralizar serviços da Prefeitura

A previsão da chegada do veículo é para início de junho de 2020 (Foto: Edmara Silva)

Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, adquiriu uma unidade móvel, por meio de certame licitatório, e será utilizada para ações dos projetos Sedec e Sine Itinerantes. Objetivo é levar os serviços da secretaria para os bairros mais distantes do Centro da cidade, deslocando a gestão pública, evitando aglomerações e custos para os trabalhadores, principalmente, em época de pandemia.

O secretário da Sedec, Josival JP, é otimista com o projeto e graças a atual gestão, muitas coisas já saíram do papel. “O Prefeito Assis Ramos está sempre nos apoiando nos projetos voltados a dar comodidade e gerar trabalho e renda. Com estas ações os usuários do sistema, que são representados em sua generalidade pelos microempreendedores e trabalhadores desempregados, terão todos os atendimentos no seu bairro, com prioridades nos mais distantes. Certamente é uma política pública de excelência, uma vez que o usuário não precisará deslocar-se de sua localidade habitual para procurar os serviços públicos ali ofertados, pois terá os mesmos em sua porta.”

“O objetivo pode-se delinear como promover a aproximação com o público alvo (desempregados, empreendedores, etc) nos bairros longínquos da cidade de Imperatriz/MA”, afirma o assessor de Projetos Especiais da Sedec, Romington Melo.

A previsão da chegada do veículo é para início de junho de 2020. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a chegada da unidade móvel e sua execução, também pode demorar um pouco mais.

Prefeitura ressalta que a cidade terá serviços públicos acessíveis a todos os cidadãos, sendo que está em estudo a utilização do veículo “office”, para realização dos vários cursos de capacitação ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes. Os cursos que são realizados nas dependências dos CRAS, podem ser expandidos, com a ajuda da unidade móvel, e com certeza atenderá mais jovens e trabalhadores, que estão interessados em se aperfeiçoar para o mercado.

Com esses projetos, a Sedec pretende equacionar os eixos da saúde e economia, ao fomentar as políticas públicas no município, e dessa forma, a cidade pode não ter tantos impactos econômicos. A ideia também é amenizar os efeitos negativos que podem ser causados pelo isolamento e distanciamento social.

AÇÕES 2020

Os Projetos Sedec e Sine Intenerantes também estão alinhados com o Plano de Ações e Serviços de 2020 do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda; sendo que este possui representantes da bancada dos Trabalhadores, Patronal e Governamental.

“Estes projetos vão permitir fomentar o desenvolvimento e a competitividade da micro e pequena empresa e do microempreendedor individual, tendo como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia, somado ao atendimento do trabalhador desempregado. E, como fala o nosso prefeito Assis Ramos, sairemos desta mais fortes ainda”, afirma o secretário Josivaldo JP.

Desenvolvimento Econômico