DESTAQUE

TRADIÇÃO

Feira do Açaí movimenta KM 1700 nesta sexta-feira

Evento tradicional destaca qualidade da produção local

Publicado em: 12/10/2017 por William Castro

Secretaria de Agricultura

Feira do Açaí movimenta KM 1700 nesta sexta-feira

Feira do Açaí no Povoado KM 1700, ano passado. (Foto: Assessoria)

Degustação de pratos típicos, venda de produtos, distribuição de mudas, apresentações estudantis, culturais e musicais fazem parte da programação da 10ª Feira do Açaí, realizado no Povoado KM 1700, dia 13. Com apoio da Prefeitura de Imperatriz, através da Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, além de parceiros, evento acontece das 10h às 15h.

Alunos da Escola Afonso Pena apresentarão pesquisas sobre a fruta, com ênfase na preservação do meio ambiente. Promovida pela Associação dos Agroextrativistas Familiares e Solidários do Povoado, feira reúne cerca de 90 famílias que vivem do açaí e aproveitam a época para expor as atividades feitas a partir da produção. “Fornecemos grande quantidade para Imperatriz e região. É uma oportunidade de mostrar que nosso produto é de qualidade, e plantado aqui, com muita dedicação e cuidados”, explicou a presidente, Elcilene Nascimento.

A Secretaria de Agricultura (Seaap) disponibilizou 25 barracas aos expositores. “A Prefeitura é parceira e acredita nesta comunidade, por isso apoiamos com a divulgação e estrutura para que a organização faça esta brilhante feira. Todos estão de parabéns” – ressaltou o secretário Paulo Marcelo.

A animação contará com apresentação do Forró Pé de Serra com Trio Cidade. "Levaremos o autêntico forró, estilo que combina com a nossa zona rural para valorizar ainda mais a Feira do Açaí e contemplar a programação” – destacou o presidente da Fundação Cultural, José Carneiro.

Sobre o Açaí

Com o nome científico Euterpe oleracea, essa fonte energética é fruto da açaizeira, palmeira que cresce na região amazônica do Brasil, e semelhante a uma baga de cor violeta escura ou negra. O açaí é considerado um superalimento e uma das fontes mais ricas de antioxidantes, muito utilizado para produzir bebidas, geleias, doces e sorvetes. Serve para prevenir o envelhecimento celular, mantém o organismo saudável e fortalece o sistema imunitário, por exemplo.

DESTAQUE