DESTAQUE

Casamento Comunitário

Prefeitura e Poder Judiciário unem 300 casais

Solenidade promove cidadania e inclusão social

Publicado em: 22/08/2017 por William Castro

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura e Poder Judiciário unem 300 casais

A cerimônia aconteceu na noite da última sexta-feira, no Centro de Convenções, com tapete vermelho, ao som da banda do 50ª BIS, champanhe e sorteio de presentes para os noivos (Foto: Dávila Henrique)

Com presença da corregedora nacional de Justiça, ministra Fátima Nancy Andrighi, Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), e o Poder Judiciário do Maranhão, por meio das Varas da Família, da Comarca local, oficializaram, gratuitamente, a união de 300 casais das zonas urbana e rural. Cerimônia aconteceu na noite da última sexta-feira, 18, no Centro de Convenções, com tapete vermelho, ao som da banda do 50ª BIS, champanhe, sorteio de presentes e bem-casados para os noivos.

            Para o prefeito Assis Ramos, a iniciativa valoriza famílias, contribui no desenvolvimento social e na qualidade de vida. “A oportunidade para os casais oficializarem a união é um exemplo de cidadania. Ato de amor e valorização, que concretizam as nossas ações pelo fortalecimento da sociedade” – ressaltou.

A secretária da Sedes, Fátima Avelino, afirmou que o Casamento Comunitário atende aos valores cultivados pelo Poder Público Municipal, visando a estruturação das famílias, que são o alicerce para uma comunidade digna, harmoniosa e pacífica. “Essa solenidade oficializa a união estável, o que nos deixa satisfeitos, pois trabalhamos, diariamente, pelo fortalecimento do indivíduo” – reforçou.

            Durante o ato, autoridades, casais e convidados foram recepcionados, também, pelos juízes Marcos Antônio, diretor do Fórum de Justiça, e Adolfo Pires da Fonseca Neto, coordenador do Casamento Comunitário em Imperatriz; Ângelo Santos, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão; desembargadores  Cleones Carvalho Cunha, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, e Jorge Rachid, que instituiu o projeto no estado.

            Cerimônia contou, ainda, com representantes, do Exército, tenente-coronel Roberto Furtado; Marinha, suboficial Américo de Araújo; Polícia Militar, tenente-coronel Ricardo Ventura; Assembleia Legislativa, deputado Antônio Pereira/DEM), e da Câmara Municipal, vereadores Antônio Pimentel/PDT e Teresinha Soares/PSDB.

            De acordo com o desembargador Jorge Rachid, “o casamento comunitário é garantia do pleno exercício da cidadania, regularização e legitimação jurídica dos casais, promovendo a inclusão social”. As uniões foram oficializadas por 13 magistrados, dentre eles, dois juízes de paz, das comarcas de Imperatriz, São Luís, Estreito e João Lisboa.

            O juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, titular da 2ª Vara da Família, destacou que a atuação nesse projeto “reforça o compromisso da Justiça e Poder Público, voltado para a promoção dos direitos humanos, à valorização do afeto e das relações familiares”.

            Calixto Pereira da Silva, 75 anos, e Maria Mendes de Sousa, 73, juntos há mais de 30 anos, formaram o casal mais velho, e por isso, foram os primeiros a terem a união oficializada. “Foi uma boa oportunidade. Esperamos muito por esse momento. Agora é só comemorar” - enfatizou a noiva.

DESTAQUE