Educação

PESQUISA

Açaí é destaque em Mostra Científica da Escola Afonso Pena

Produto é o ponto forte da economia local e conquista paladares na região

Publicado em: 17/10/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Açaí é destaque em Mostra Científica da Escola Afonso Pena

Projetos foram avaliados pela equipe do Comitê Cientifico da Semed (Foto: Sara Ribeiro)

A Escola Municipal Afonso Pena, Povoado 1700, zona rural, realizou nesta quarta-feira, 17, na quadra poliesportiva Raimunda Silva Oliveira, I Mostra Científica, com exposição de oito trabalhos de pesquisas, desenvolvida pelos alunos do ensino fundamental. Com extrativismo e comercialização do açaí como ponto forte da economia local, instituição aproveitou realidade para destacar tema durante atividades.

Assuntos como “Açai como fonte de energia nas atividades físicas e Receitas culinárias do fruto do açaizeiro no povoado 1700”, ganharam destaque pela relevância social. Além disso, foram abordados temas como "As consequências do uso excessivo das tecnologias"; "Animais de estimação"; "Alimentação saudável"; "Lixo escolar", "Depressão" e "Diabetes".

O estudante Thiago Mota da Silva, 12 anos, revela de onde partiu o interesse pela pesquisa sobre receitas com açaí. “Normalmente aqui trabalhamos com açaí batido na máquina. As receitas do bolo, entre outras, nós não trabalhamos muito. Muitas pessoas vêm procurar aqui e não acham, por isso nos escolhemos essas receitas para que as pessoas vejam que podem ser feitas diversas receitas com o produto” – destacou.

Em exposição no estande, sobremesas como pudim, cocada, mousse, bolo e pavê produzidos com açaí. Além de distribuição das receitas utilizadas pelos pesquisadores na produção das comidas.

 


A escola Municipal Senhor Jesus, da Vila Conceição II, participou como instituição visitante para prestigiar os trabalhos. A Secretaria Municipal de Educação, Semed, garantiu o transporte escolar dos estudantes.

A gestora Maria Evanderly Lopes Souza, explica que a participação de outras escolas é importante para interação dos alunos. “Infelizmente, nesta época, os pais não podem participar dos eventos escolares dos filhos pelo trabalho com a colheita do açaí, ou estão nas feiras. E com a visita de outra escola, os alunos se sentem mais valorizados” – finalizou.

Mostra Científica – As ações, de cunho científico nas escolas, fazem parte do projeto Pesquisadores do Século XXI, desenvolvido pela Semed. Trata-se do fomento a pesquisa, ao estudo extraclasse, e ao desenvolvimento de projetos. Os trabalhos com destaque em relevância social e direcionadas para a transformação coletiva, também serão expostos na I Mostra Científica Municipal. Evento ocorre em novembro e premiará as melhores ideias.  

Educação