Educação

ESPORTE

Alunos atletas da rede municipal conquistam medalhas nos jogos estaduais

Atletas representarão o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude

Publicado em: 28/08/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Alunos atletas da rede municipal conquistam medalhas nos jogos estaduais

Conquistas refletem o investimento e apoio da gestão municipal ao esporte nas escolas (Foto: Assessoria)

Com encerramento dos Jogos Escolares Maranhenses, JEMs, as delegações de Imperatriz, participantes do evento na categoria individual, trouxeram para a cidade conquistas, medalhas e experiências na carreira esportiva. Alunos da rede municipal de ensino consagraram-se campeões nas modalidades tênis de mesa, judô, ciclismo e atletismo. Foram garantidas 10 medalhas, sendo sete de ouro e três de bronze.

Consagrado como grande destaque da delegação, o aluno-atleta Wilson Gabriel Moraes de Sousa, da Escola Municipal Leôncio Pires Dourado, bairro Juçara, conquistou três medalhas de ouro. A conquista assegurou-lhe vaga para representar o Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, que será realizado em Blumenau, Santa Catarina, em outubro.

“Wilson Gabriel conquistou ouro nas três provas em que disputou, que foram o contra relógio, meta e resistência. O atleta é uma das grandes promessas do ciclismo, pois ainda disputa na categoria infantil e ainda tem três anos de categoria infanto. Além de assegurar vaga no nacional, o aluno emplacou a escola no topo da classificação geral no infantil masculino”, observou o coordenador do departamento de Educação Física da Semed, Sandro Medeiros.

Também no ciclismo, com duas medalhas de bronze, o aluno Felipe Cantuária, da Escola Madalena de Canossa colocou a instituição o posto de terceiro lugar. Já na modalidade judô, as alunas Ana Júlia de Sousa Assunção, da Escola Tocantins e Jhessy da Silva, Escola Frei Manoel Procópio, foram campeãs.  E, na modalidade tênis de mesa, a aluna Rhilena Aragão, do José de Alencar, instituição consagrada nessa modalidade, foi medalha de ouro na categoria infanto feminino. Atleta também foi classificada para os Jogos da Juventude.

No atletismo, Kauã Batista Lopes, do Guilherme Dourado, garantiu ouro e bronze nas provas salto em altura e 80m com barreiras. Este atleta será responsável pela largada da Corrida do fogo simbólico, com a tocha olímpica, na abertura da programação da Semana da Pátria, na próxima sexta-feira, 30 de agosto. 

Os professores Giovane Araújo de Pinho e Valnice Bento Ribeiro foram homenageados pela organização do evento como treinadores destaques em suas modalidades. A treinadora Valnice Bento Ribeiro agradeceu o apoio da Prefeitura de Imperatriz.  “O departamento de Educação Física da Semed foi fundamental para nossas conquistas, pelas medalhas e vagas nos Jogos da Juventude”, frisou.

O coordenador Sandro Medeiros reforçou a importância do apoio e inventivo que a gestão municipal tem dado ao esporte nas escolas da rede, através da Secretaria Municipal de Educação, Semed. "Esta é uma das prioridades que o prefeito Assis Ramos tem dado à coordenação de Educação Física. Temos acompanhado e dado suporte aos nossos professores e ao alunos atletas que tem se destacado". 

Os participantes que não se classificaram direto para o nacional, terão oportunidade de representar o estado nas competições da regional nordeste dos jogos, que acontecerá em Maceió-AL.

Basquete - Nas competições coletivas, duas equipes de basquete do Santos Dumont ficaram com medalhas de bronze, mantendo uma trajetória vitoriosa nas competições em que participam.

Educação