Educação

PREVENÇÃO

Alunos da Escola Castro Alves I se mobilizam no Setembro Amarelo

A iniciativa dos jovens leva apoio e afeto para quem precisa.

Publicado em: 13/09/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Educação

Alunos da Escola Castro Alves I se mobilizam no Setembro Amarelo

O movimento começou entre as meninas, no banheiro feminino, mas logo os meninos foram tocados pela ação. (Foto: IMADRONEBR)

Pequenas ações de empatia fazem diferença na vida de uma pessoa. Motivados pelo sentimento de afeto, cerca de 300 alunos, entre 11 e 14 anos de idade, da Escola Municipal Castro Alves I espalharam na manhã de quinta-feira, 12, mensagens de auto-estima e superação nos banheiros do colégio. O objetivo é apoiar e acolher colegas que passam por algum nível de depressão, estimulando assim a busca por ajuda.

A bela iniciativa desses jovens nasceu a observar que colegas, vivendo em angustia, procuravam isolamento no banheiro para chorar. A partir disso, surgiu a inquietação e um movimento multiplicador entre os alunos. Agora, meninos e meninas se mobilizam na conscientização sobre o Setembro Amarelo, em prevenção do suicídio.

Mariana Karolina Borges, 14 anos, estudante do 7º ano do ensino fundamental na escola municipal, é uma das jovens engajadas na iniciativa. Ela explica que todo o movimento começou devagar, na tentativa de confortar os colegas que precisam de um ombro amigo. “Com a ajuda de todos, conseguimos levar um pouco de carinho para essas pessoas. Ainda mais por conta do mês em que estamos, onde buscamos conversar sobre depressão e suicídio”, comentou.

O movimento começou entre as meninas, no banheiro feminino, mas logo os meninos foram tocados pela ação. De acordo com Felipe de Santos Albuquerque, 13 anos, cursando o 8º ano do ensino fundamental, é muito gratificante para ele ver os colegas sendo tocados por essas mensagens. “Nós sabemos que a depressão é algo que está tirando a vida de muitos jovens e adolescentes. Tentamos aliviar um pouco dessa dor, o que traz o sentimento de dever cumprido”, completou.

Com o imenso sucesso que os recadinhos fizeram, os alunos pretendem continuar as ações de apoio. Segundo o coordenador pedagógico do colégio, Erisvaldo Alves de Sousa, esse tipo de pauta é trabalhada durante todo o ano na escola com os jovens estudantes, não somente no Setembro Amarelo. “Ficamos maravilhados com o ato, pois buscamos sempre mostrar para eles a importância da empatia e da valorização da vida. Sinal de que nos ouvem”, pontuou.

O tema deste ano da campanha nacional do Setembro Amarelo é “Falar é a melhor solução”. Além de conscientizar sobre a depressão, a campanha realiza o alerta para a preservação da vida e combate ao suicídio. Caso precise de ajuda, procure profissionais especializados. A Rede de Saúde Mental do Município dispõe de uma equipe multiprofissional, você pode buscar tratamento gratuito nos locais:

- Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz, localizado na Rua Amazonas, n. 520, no Centro.

- Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS III Renascer, na Rua Projetada B, no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera

Educação