Educação

SERVIÇO

Alunos da rede municipal participam de projeto sobre saúde bucal

Ação será desenvolvida em três escolas do município

Publicado em: 22/02/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Alunos da rede municipal participam de projeto sobre saúde bucal

Projeto Saúde e Educação - Odontologia na Escola atenderá alunos das escolas municipais todas as sextas-feiras (Foto: Patrícia Araújo)

Escola Machado de Assis II, recebeu nesta sexta-feira, 22, lançamento do Projeto Saúde e Educação - Odontologia na Escola, da Faculdade de Imperatriz, Facimp Wyden. Parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Semed, visa proporcionar aos alunos da rede municipal de ensino, conhecimento e tratamento de saúde bucal.

Foram selecionados 488 alunos da instituição, para participarem das atividades, com instrução de higiene oral individualizada; avaliação bucal, diagnóstico dos casos de tratamento e encaminhamento para consultório odontológico da Facimp. Além disso, houve entrega de escovas, fio e creme dental, aplicação tópica de flúor. 

Na oferta dos serviços, 20 acadêmicos do curso de odontologia da Faculdade, realizaram a primeira consulta. Os alunos de 13 a 16 anos, que foram indicados para tratamento, serão atendidos sem passar por triagem e deverão ser acompanhados pelos pais ou responsável. A Semed irá providenciar o deslocamento desses alunos, ao consultório da Faculdade com objetivo de dar continuidade ao tratamento.

Além da Machado de Assis II, a ação se estenderá as Escolas Paulo Freire, para 800 alunos e Menino Jesus de Praga, para 136 alunos. No cronograma, as atividades ocorrerão todas as sextas-feiras, no período da manhã. O projeto terá duração de três meses, finalizando os atendimento no mês de maio.

De acordo com a coordenadora do departamento de Saúde e Prevenção nas Escolas da Semed, Valdina dos Santos Aguiar, trata-se de uma ação social, com ganho enorme para o município. “A comunidade só tem a ganhar com esse projeto. Por isso, a Semed faz questão de formalizar essas parcerias que irão proporcionar qualidade de vida para as crianças, os jovens e até familiares dos alunos. A criança saudável aprende melhor”, destacou. 

Coordenador do projeto pela Facimp, Henrique Steinhauser, fala que o projeto tem grande impacto na sociedade. “As crianças são as maiores propagadoras de informação e nossa intenção é além de levar a saúde bucal até elas, fazer com que também levem até suas casas e assim tenham informação”, observou.

Educação