Educação

DESTAQUE

Feira Científica premia escolas municipais

Expositores surpreenderam público com projetos de pesquisa

Publicado em: 17/12/2018 por Francisco Lima

Secretaria de Educação

Feira Científica premia escolas municipais

Expositores surpreenderam público com projetos de pesquisa (Foto: Patrícia Araújo)

Alunos da rede municipal de ensino participaram da 1º edição da Feira de Ciências, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Semed. Com a temática “Pesquisadores do Século XXI – Mostra Científica 2018”, evento reuniu centenas de estudantes e visitantes, na sede da Loja Maçônica Lauro Tupinambá Valente, Bacuri. Durante todo o dia, alunos apresentaram suas propostas de pesquisas selecionadas pelo comitê avaliador da Semed.

O secretário de Educação, Josenildo Ferreira, parabenizou os coordenadores da Feira e os expositores pela qualidade dos trabalhos apresentados. “Evento como esse oportuniza alunos para expor seus talentos fora da sala de aula, com projetos bem interessantes e diferentes um dos outros. Essa foi apenas a primeira edição e nossa expectativa é ampliar e fazer com que a segunda e as próximas sejam as melhores possíveis”, destacou.

Maria Elinete Gonçalves, uma das coordenadoras Feira, enfatiza que a amostra tem por objetivo implementar a iniciação científica entre estudantes. "Projeto começou com a formação de professores multiplicadores. Todos os projetos científicos apresentados foram orientados e monitorados nas próprias escolas ao longo de todo ano pelos professores”, detalhou.

Apesar da timidez por falar em público pela primeira vez, o expositor, Luis Felipe, de 13 anos, aluno do 8º ano da Escola Marechal Rondon mostrou-se animado em participar da experiência. “Para mim foi um sensação única, que vai me trazer avanços significativo em minha carreira como pesquisador e estudante”, concluiu.

Ao final, o voto popular elegeu as melhores amostras da Feira

1º Lugar: Escola Machado de Assis

  • O Riacho Bacuri e seus impactos ambientais no Bairro Vila Nova

2º Lugar: Escola Madalena de Canossa

  • Carregador de Celular Fotovoltático

3º Lugar: Escola Morada do Sol

  • Violência: Crianças e Adolescentes em alerta

Educação