Educação

PROJETO

Alunos da zona rural visitam sede da Polícia Montada

Crianças de 7 a 14 anos participaram de várias atividades

Publicado em: 16/04/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Alunos da zona rural visitam sede da Polícia Montada

Em torno de 40 alunos, com a idade de 7 a 14 anos, participaram das atividades (Foto: Patrícia Araújo)

Alunos da Escola Municipal Santo Amaro, do povoado São José da Matança, visitaram sede do segundo esquadrão de Polícia Montada, na estrada do arroz, nesta terça-feira, 16. Com palestras, recreação e entrega de brindes, ação faz parte do projeto “Um dia com a Cavalaria”, promovido pela instituição, com objeto de estreitar os vínculos com a comunidade.

De acordo com a responsável pelo projeto, Cabo Cristina Kelly da Silva Gomes, trata-se de uma atividade que é praticada desde 2011, ainda na antiga sede que funcionava na cidade de João Lisboa. Com a mudança para Imperatriz, a polícia montada decidiu também estender para as comunidades do entorno do novo endereço.

“É nossa primeira ação depois da mudança para essa nova sede. Foi pensada visando aproximar a sociedade da polícia militar, com intuito de tirar aquela imagem de truculência da instituição. Por isso, nada melhor do que nos aproximarmos das crianças como futuros adultos e formadores de opinião”, explicou.

Em torno de 40 alunos, com a idade de 7 a 14 anos, participaram das palestras com temas sobre saúde bucal, abuso sexual e cuidados veterinários. Foi apresentado a rotina da cavalaria, os cuidados com os cavalos e os estudantes mais corajosos puderam, ainda, montar nos cavalos, com a supervisão dos policiais. As brincadeiras ficaram por conta de uma animadora, contratada por voluntárias do projeto.  

Para a gestora da escola, Irismar Nascimento Martins, essas ações são importantes para o processo de ensino e aprendizagem, pois enriquece o conhecimento de mundo nas crianças. “Foi um convite muito proveitoso. É um momento diferente que as crianças nunca irão esquecer”, declarou.

Com a proximidade da páscoa, também foram trabalhados conceitos sobre o tema. Além disso, cada policial foi tutor de uma criança e foram entregues brindes, e caixas de chocolate. Para participação dos alunos, o departamento de educação no Campo, da Secretaria Municipal de Educação, ficou responsável pela logística de organização e transporte.

O aluno Mizael de Lima Galvão,10, elogiou o evento. “Eu gostei muito, é tudo diferente. Andei de cavalo e gostei também. Aprendi muita coisa e os policiais foram muito bons para nós”, agradeceu o estudante.

Educação