Educação

INCLUSÃO

Apae Imperatriz promove Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Cerca de 150 pessoas participam da programação na sede da associação

Publicado em: 26/08/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Educação

Apae Imperatriz promove Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A coordenadora de eventos da associação, Francielle Freitas, conta que o fluxo de alunos na casa é grande e essas atividades educativas mostram para a sociedade que eles são capazes de muitas coisas. (Foto: Edmara Silva)

Na manhã desta segunda-feira, 26, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Imperatriz, Apae, realizaram uma apresentação de capoeira adaptada. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. O evento acontece respectivamente em todas as Apae´s do Brasil, tem o objetivo de sensibilizar o poder público e a sociedade em geral sobre as potencialidades das pessoas com deficiência. Além de conscientizar, a semana abre o debate a respeito da definição de políticas públicas e realiza uma reflexão para o combate de preconceitos.

O tema este ano é ‘Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas’. Várias ações ocorrem com os pacientes durante o evento, como palestras, bate-papos, apresentações musicais, oficinas de artes, momentos divertidos e entre outras atividades. Cerca de 150 pessoas participam da programação na sede da associação, entre alunos, famílias e equipe profissional de apoio.

Apae de Imperatriz mantém o Centro de Reabilitação José Maria Nascimento Jr. e o Centro Educativo Melvin Jones. A diretora administrativa da casa, Eanes Costa, relaciona uma média de 100 alunos que ali estudam e dez professores cedidos pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, dando aulas. “Somos uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos. Boa parte dos nossos serviços educacionais e médicos são mantidos em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e da Saúde”, completou.

Oliveira Barbosa é mãe de três alunos da Apae e há 16 anos integra a casa de assistência. Para ela, seus filhos obtiveram enorme melhora após iniciarem o acompanhamento no local, com os profissionais de excelência. “No meu ponto de vista, a Apae tem uma grande importância para Imperatriz, pois ela sempre busca incluir os pacientes na sociedade. Ela ajuda em todas os pontos que necessitamos, é um forte trabalho de inclusão”, contou.

Várias ações ocorrem durante o evento, como palestras, bate-papos, apresentações musicais, oficinas de artes, momentos divertidos e entre outras atividades. Foto: Edmara Silva

A coordenadora de eventos da associação, Francielle Freitas, explica que o fluxo de alunos na casa é grande e essas atividades educativas mostram para a sociedade que eles são capazes de muitas coisas. O compromisso da associação se estende a uma rede de apoio e auxílio, que abarca diversos pontos. “Não trabalhamos apenas com a parte pedagógica do paciente. Temos uma equipe multiprofissional, que conta com fonoaudiólogos, enfermeiros, neurologista, psicólogos, fisioterapeutas e entre outros profissionais”, informou.

Confira o restante da programação da Semana Nacional de Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla:

Dia 27 de agosto

08h30 – Exposição e vendas de artes

14h30 – Exposição e vendas de artes

15h30 – Bingo beneficente

28 de agosto

8h30 – Missa

Onde fica a Apae Imperatriz?

Rua São Francisco, quadra 10 – Alto da Boa Vista, Vila Lobão.

Educação