Educação

MÚSICA

Aulas de música auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal

Projeto Tocar na Escola é desenvolvido na educação infantil

Publicado em: 27/04/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Aulas de música auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal

Tocar na Escola é oriundo de outro projeto musical também desenvolvido pela Semed, mas voltado aos professores (Foto: Patrícia Araújo)

Utilizar a música como instrumento para a formação infantil, de ensino, aprendizagem, desenvolvimento da criatividade e do cognitivo é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação, Semed, com aplicação do Projeto Tocar na Escola, que ensina alunos a tocar instrumentos musicais. Realizado em sete instituições da rede municipal de ensino, na última semana, os alunos da Escola Municipal Santa Tereza, foram os beneficiados com as aulas práticas.  

Coordenado pelo departamento de Educação Infantil, as Creches Vovó Suely, Dom Bosco, Parque Anhanguera, Mundo Infantil e as Escolas de Educação Infantil José Ribamar Garros, Santa Teresa, participam do projeto com as turmas do maternal II e primeiro período.  

De acordo com a instrutora do projeto, Karlla Gyzelle Rodrigues, é importante o ensino musical nas series iniciais e, principalmente, na educação infantil, auxiliando no desenvolvimento escolar. “Com base na lei 11.769 de 18 de agosto de 2008, que determina a presença do ensino de música nas escolas de educação básica, por isso, estamos através do lúdico direcionando o trabalho para conseguir alcançar o ensino de músicas de maneira significativa para ajudar os alunos, fazendo-os interagir em direção de um mesmo objetivo”, explicou.

Para a formação dos alunos são utilizados instrumentos de uma banda infantil de base rítmica, com o auxílio do violão. A cada semana uma instituição recebe o Tocar na Escola seguindo um cronograma estabelecido pela Semed. A pretensão é para os próximos meses estender a atividade para escolas da zona rural.

Tocar na Escola é oriundo de outro projeto musical também desenvolvido pela Semed, mas voltado aos professores. Neste, os profissionais fizeram uma formação musical, tendo como instrumento base o violão, para utilizá-lo em sala como ferramenta de ensino e para sonorização das musicas infantis. “As professoras pediram para fazermos um projeto para elas aprenderam um instrumento para utilizar em sala e assim também conseguimos expandir em benefício das crianças”, explicou. 

Educação