Educação

ESTUDOS

Biblioteca Municipal reúne cultura, conhecimento e lazer

Espaço recebe a média de 30 visitantes por dia e faz cerca de 75 empréstimos por mês

Publicado em: 27/01/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Educação

Biblioteca Municipal reúne cultura, conhecimento e lazer

A utilização do espaço para os estudos é totalmente gratuita, basta comparecer nos horários de funcionamento, que é das 8h às 18h (Foto: Rafael Pestana)

Entre livros, jornais, enciclopédias, DVDs e uma infinidade de material informativo, para estudos ou consultas rápidas, a Biblioteca Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho existe há 45 anos. O acervo é composto por quase 28 mil itens devidamente catalogados e 2.816 sócios que podem realizar empréstimos. Espaço dispõem de salas climatizadas, banheiros, cozinha e WiFi grátis para os frequentadores.

Recebe uma média de 30 visitantes por dia e realiza cerca de 75 empréstimos por mês. São vários gêneros de livros, que vão dos didáticos, perpassam pelos de literatura e movem-se até os técnicos. No mundo das letras da Osvaldo Pereira, além das boas obras imperatrizenses, maranhenses e diversas brasileiras, se encontra até escritos pelos russos, italianos, portugueses, alemães, franceses e vários outros.

O pós-graduando Victor Pereira, assíduo frequentador da biblioteca desde 2014, conheceu o local por acaso. Ao passar próximo, o prédio chamou sua atenção e assim decidiu entrar para conhecer. “O acervo me encantou desde o princípio e o atendimento dos funcionários também, são sempre receptivos. Sou sócio daqui e já peguei emprestado incontáveis bons livros”, comentou.

Victor ressalta que o acervo inclui materiais que não possuem preço acessível no mercado e que a qualidade dos títulos é de fato um diferencial. Para ele, ter uma biblioteca pública na cidade é uma importante forma de promover o acesso à cultura. “Isso tem o poder de mudar a perspectiva das pessoas. A verdade é que a leitura tem impacto na vida dos indivíduos e, as vezes, esses indivíduos vivem uma realidade não muito boa”, completou.

Em 2019, a biblioteca ganhou 109 novos sócios e realizou 896 empréstimos. As estatísticas mostram também que o local recebeu 5.653 visitantes durante todo o ano. A coordenadora da biblioteca, Ivalnilde Barbosa de Sousa, explica que não apenas as crianças das escolas municipais costumam frequentar o espaço e usar os materiais. “Recebemos muitas visitas e empréstimos, é muito satisfatório ver as pessoas ocupando esse local e fazendo bom proveito”, disse.

As salas climatizadas e a internet liberada atraem alunos do Ensino Médio, universitários e concurseiros, que optam pelo espaço tranquilo para realizar seus estudos e a preparação para provas. Além também daqueles que apenas gostam de apreciar os livros e pegar emprestado. “É tudo gratuito. Tem internet, pode trazer seu computador, fazer consultas de materiais, empréstimos e ficar à vontade. Somos uma família, estamos de portas abertas para receber todos”, declarou. 

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, é responsável por enviar livros e recursos para a biblioteca. A equipe também recebe doações externas da população, principalmente obras de literatura. Para pessoas com deficiência visual, o acervo possui muitos livros escritos em Braille.

A utilização do espaço para os estudos é totalmente gratuita, basta comparecer nos horários de funcionamento, que é das 8h às 18h – a biblioteca não fecha para almoço. Já os sócios podem levar até três obras e a devolução ou renovação do empréstimo deve ser feita em até cinco dias. O cadastro é gratuito e o interessado deve apresentar a cópia dos seguintes documentos:

- RG e documentos dos responsáveis quando menor de idade

- Duas fotos 3x4 recentes

- Comprovante de residência e referência de duas pessoas

 

Onde fica?

Rua São Domingos, nº 10 – Centro

Telefones: (99) 3523-0519 / (99) 98831-6357

E-mail: bpmosvaldof.carvalho@hotmail.com

Educação