Educação

APRENDIZAGEM

Coordenadores pedagógicos passam por formação do Sistema Estadual de Avaliação

Profissionais receberam orientação sobre avaliação diagnóstica que será aplicada dia 12

Publicado em: 05/06/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Coordenadores pedagógicos passam por formação do Sistema Estadual de Avaliação

Avaliação é direcionada para alunos das turmas de 5º e 9º ano (Foto: Patrícia Araújo)

Equipe dos anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação, Semed, promove capacitação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão para coordenadores pedagógicos das escolas municipais. Os participantes recebem orientações a respeito da aplicação da avaliação diagnóstica que será realizada no dia 12 de junho, aos alunos das turmas de 5º e 9º ano. Encontro ocorre no auditório da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, durante todo o dia.

Irão participar da avaliação diagnóstica as turmas com mais de 10 alunos matriculados, levando em consideração o quantitativo registrado no censo escolar do ano passado. Não serão atendidos nessa demanda as classes multisseriadas, de Educação de Jovens e Adultos, EJA e turmas do projeto correção de fluxo. Essa iniciativa faz parte das ações do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, de Responsabilidade do Estado, que contempla o município de Imperatriz após adesão ao programa.

O diagnóstico da avaliação irá auxiliar professores, coordenadores, gestores e a própria Semed a promover as intervenções necessárias em relação a aprendizagem dos alunos. Cada educador terá a possibilidade de conhecer os sucessos, as dificuldades dos estudantes e com base nesses resultados fazer um planejamento estabelecendo metas de melhoria.

    

A previsão para publicação dos resultados está para o dia 27 de julho, pela Secretaria Estadual de Educação. Quando os professores retornarem em agosto do recesso letivo já estarão com as informações em mãos e, assim, poderão planejar suas metodologias de trabalho.

“Enfatizamos que é importante que as escolas se envolvam nessa avaliação e que sensibilizem os alunos a estarem presente no dia da avaliação, porque a prova será aplicada em um único e a instituição não terá outra oportunidade. Então, se o aluno não participar não se obterá uma amostragem real daquela escola”, destacou a coordenadora Rinalva Sales, coordenadora do Setor dos anos inicias do ensino fundamental e do sistema de avaliação do município.

Educação