Educação

EDUCAÇÃO

Creche Edelvira Marques aborda alimentação saudável em Feira de Ciências

Evento reuniu comunidade escolar para exposição dos trabalhos

Publicado em: 14/06/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Creche Edelvira Marques aborda alimentação saudável em Feira de Ciências

Foram abordados conteúdos sobre a origem dos alimentos, o cultivo, explicação de onde vem as sementes até a forma de germinação (Foto: Patrícia Araújo)

A Escola de Educação Infantil Edelvira Marques realizou nesta sexta-feira, 14, a 1ª Feira de Ciências com tema “Educação com a horta: aromas, sabores e cores. Objetivo foi colocar em prática o projeto sobre alimentação saudável desenvolvido pela instituição. Nos estandes foram expostos folhagens como alface, vinagreira, couve, hortelã, coentro, cebolinha, capim santo, erva cidreira e os alimentos produzidos a partir destes itens.

De acordo com a gestora escolar Fabiana Portugal, o projeto foi desenvolvido durante quatro meses, a fim de contribuir para a construção e prática de hábitos alimentares saudáveis, a partir da ingestão de hortaliças e ervas medicinais. Também foram abordados conteúdos sobre a origem dos alimentos, o cultivo, explicação de onde vem as sementes até a forma de germinação.

“Ensinamos como se faz para cuidar da plantação, a obrigação de regar, de limpar, aprenderam a ter cuidado com a natureza, e nós trouxemos isso para a prática com alimentação, saúde e bem estar para que as crianças aprendam tudo que faz bem para o corpo”, explicou a gestora.

Também foram expostos os alimentos prontos como o cuxá e o arroz de cuxá produzidos com a vinagreira, os sucos de frutas, como abacaxi com hortelã e couve, os chás de hortelã, capim santo e erva cidreira. Durante o processo de ensino e aprendizagem as crianças tiveram a oportunidade de visitar e conhecer as hortas do cinturão verde. “É projeto contínuo na instituição, com visita as hortas do aeroporto, tanto com as turmas do período matutino e vespertino para aquisição do conhecimento na prática, na vivência do dia a dia", informou a coordenadora pedagógica, Jacilene Coelho de Brito.

Com os conhecimentos adquiridos também foi cultivada uma horta no espaço da escola, com apoio dos pais, que contribuíram com a doação de adubos. Jeane da Silva Pereira, mãe de aluna, elogiou a iniciativa. “Achei excelente essa feira, pois também é um momento de conhecimento para os pais sobre os produtos e seus nutrientes. Gosto muito de cozinhar e aprendi muitas coisas que irão ajudar na alimentação e na saúde. O que vou levar daqui vou inserir na nossa alimentação”, observou.

Educação