Educação

CUIDADO

Departamento de Nutrição avalia crianças da Educação Infantil

Pais foram orientados sobre hábitos saudáveis

Publicado em: 25/10/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Departamento de Nutrição avalia crianças da Educação Infantil

Pais dos alunos também receberam orientações sobre alimentação saudável (Foto: Sara Ribeiro)

Departamento de Nutrição, da Secretaria Municipal de Educação, Semed, finaliza nesta quinta-feira, 25, visitas técnicas às escolas de educação infantil, para avaliação nutricional dos estudantes. A escola Municipal Maria José Silva Nunes será a última do polo Vila Nova, com 11 escolas, a passar pela aferição de antropometria. As do polo Centro são as próximas a serem visitadas.

Coordenado pelas nutricionistas Sâmia Gardênia Teixeira e Helen Passos dos Santos, avaliação nutricional acompanha as medições das crianças, como peso e altura. Esse trabalho é realizado em todas as pré-escolas e creches, com alunos de seis meses a cinco anos.

“Focamos na creche porque é a fase que estão aprimorando os hábitos alimentares. Com a avaliação nutricional, além de acompanhar o desenvolvimento, depois catalogamos os resultados em gráficos para gerar a avaliação dessa criança” – informou a nutricionista Sâmia Gardênia Teixeira.

É a partir do trabalho nutricional nas escolas, que é possível detectar a real situação alimentar das crianças, os índices de sobrepeso, obesidade ou desnutrição. “Antes nos preocupávamos com a desnutrição, que quase não tem mais, pois muitas das crianças fazem todas as refeições na escola, recebendo um cardápio balanceado, com acompanhamento nutricional. Agora, o sobrepeso e obesidade é que aparecem numa variação mais alta, pela alimentação inadequada em casa.” – explicou Helen Passos dos Santos.

Com reflexo de 17% de crianças com risco de sobrepeso, 6% de sobrepeso, 2% de obesidade e 2% de magreza, as nutricionistas afirmam que são dados que também precisam ser vigiados pelos pais. “Realizamos reuniões com os pais para orientá-los sobre os riscos da alimentação inadequada. Tentamos prevenir doenças secundárias como obesidade, diabetes, hipertensão e outras, que essas crianças podem desenvolver” – finalizou Sâmia Gardênia.

Educação