Educação

ENSINO

Cuidadores recebem formação para atendimento a alunos com deficiência

Palestras e simulação da rotina escolar fizeram parte do encontro

Publicado em: 08/02/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Cuidadores recebem formação para atendimento a alunos com deficiência

Encontro abordou a formação dos cuidadores para melhor atender alunos com deficiências (Foto: Assessoria)

Mais de 80 cuidadores, convocados recentemente no seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Educação, participaram nesta quinta-feira, 08, de capacitação, no auditório do Setor de Inclusão e atenção à Diversidade, Siadi, das 8 às 17h. Encontro abordou a formação dos profissionais para melhor atender os alunos com deficiências.

De acordo com a coordenadora do Siadi, Leila Lopes Barbosa Cunha, a formação dará condições para os cuidadores desenvolverem a função de forma adequada. “Eles irão cuidar dos alunos com deficiência, crianças com limitações de locomoção, alimentação, cuidados com o corpo e higiene. Serão auxiliares para que o estudante consiga acompanhar a rotina escolar” – informou.

O encontro foi conduzido pelos profissionais da rede de ensino municipal, especialistas em educação inclusiva, José João da Silva e Sueli Fernandes Barbosa, com orientações gerais sobre a profissão e fundamentação teórica das deficiências. No período da tarde, a fisioterapeuta Natalia Barros realizou atividades práticas, simulando situações do dia a dia escolar dos alunos com deficiência.

Educação inclusiva – Para reforçar a educação inclusiva também foram convocados seis intérpretes de libras para suporte aos alunos surdos e seis ledores/transcritor de braile, direcionados aos estudantes com cegueira ou baixa visão. “Esses profissionais irão atender a nossa necessidade inicial. Se tivermos outras demandas, iremos realizar mais convocações do seletivo” – pontuou a coordenadora do Siadi.

Educação