Educação

ENCONTRO

Currículo escolar é debatido no âmbito municipal

Grupos de redatores ampliam estudos para elaboração do documento

Publicado em: 11/10/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Currículo escolar é debatido no âmbito municipal

Redatores ampliam estudos para elaboração do currículo escolar (Foto: Sara Ribeiro)

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, realizou nesta quinta-feira, 11, reunião de trabalho com os componentes do grupo de redatores da elaboração do currículo do território maranhense em Imperatriz. No encontro, duas primeiras etapas estão sendo discutidas, da educação infantil e ensino fundamental, como primeiro passo para implantação da Base Nacional Comum Curricular, BNCC.

Conforme explica a mediadora da reunião e coordenadora dos anos finais do Ensino Fundamental, Maria Elinete Gonçalves, iniciativa possibilita redatores uma discussão mais específica sobre currículo escolar para sistematizar as contribuições disponibilizadas nos estudo pelos professores, de forma mais consciente. Além de compreender todo conceito do currículo, de como deve ser organizado, formatado e o que deve ser contemplado no documento.

“Como nós temos homologado apenas a BNCC, o currículo  está sendo elaborado apenas para essas duas primeiras etapas. Depois será elaborada a terceira da educação básica, que é a do ensino médio, porque a BNCC ainda não foi homologada”- explicou a coordenadora.

Esses grupos de trabalho ocorrem em todos os municípios do Maranhão, obedecendo a um cronograma de ações que envolvem estudos com professores, redatores e depois reunião com todos os componentes dos grupos. A próxima etapa também inclui o Ensino Superior, instituições da rede privada, pública e de outras que fazem parte do Conselho Municipal de Educação.

Para o professor Gabriel Pereira da Conceição, “a construção participativa do currículo escolar é baseado na BNCC, mas que vai atender o currículo estadual com suas especificidades regionais e isso é muito importante para a rede de ensino” – finalizou.

Educação