Educação

SETEMBRO AZUL

SIADI oferece cursos de Libras e Deficiência Intelectual

Palestra e mesa redonda estão entre as atividades realizadas

Publicado em: 11/09/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

SIADI oferece cursos de Libras e Deficiência Intelectual

Curso utiliza dinâmica como metodologia de aprendizagem (Foto: Sara Ribeiro)

Em alusão ao Dia Internacional da Língua Brasileira de Sinais, Libras, comemorado na última segunda-feira, 10, Setor de Inclusão à Diversidade, Siadi, realizou nesta terça-feira, 11, abertura de duas turmas no curso de Libras nível básico para professores da rede municipal de ensino e comunidade. Em 2018, aproximadamente, 350 pessoas já participaram das qualificações nos níveis, básico, intermediário e avançado.

Já na quarta-feira, 12, inicia o curso de Deficiência Intelectual, com 50 participantes. Ministrado de forma online pelo aplicativo dropbox, será também de forma presencial, de um a dois encontros mensais, conforme disponibilidade dos alunos.

“Iremos trabalhar tudo sobre deficiência intelectual, desde apanhado histórico, as terminologias, relação com a medicina, a pedagogia, os atendimentos, até chegarmos na inclusão. Além disso, vemos as mudanças das políticas nacionais, as síndromes ligadas à deficiência, a chegada na escola e como alfabetizar essas crianças” – explicou a professora Geovania Silva Lima.

Neste mês, comemoram-se ainda, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21; Dia Nacional do Surdo e aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos, 26; e Dia Internacional do Surdo, 30. Por conta disso, este mês também ficou reconhecido como “Setembro Azul”, sendo a cor azul escolhida para representar o orgulho surdo.

“No Dia Nacional do Surdo, há sempre uma programação no Siadi. Este ano, faremos palestras e mesas redondas para debatermos sobre diversos temas que os surdos enfrentam no dia a dia” – observou a professora intérprete de Libras do Siadi, Clenilda Noleto da Silva.

Educação