Educação

SEMANA DA PÁTRIA

Desfiles da semana da pátria iniciam na zona rural

Cronograma de apresentações será aberto com a tradicional corrida do fogo simbólico

Publicado em: 26/08/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Desfiles da semana da pátria iniciam na zona rural

Mais de de 8 mil estudantes apresentam-se durantes os desfiles (Foto: Edmara Silva)

Maratona de apresentações alusivas à Independência do Brasil será aberta nesta sexta-feira, 30 de agosto, com o acendimento da Pira Olímpica e Corrida do fogo simbólico, a partir das 16h. Solenidade contará com a participação de 60 atletas da rede municipal no revezamento da tocha no percurso de 6 km, com saída da Escola Municipal Guilherme Dourado até a sede da Prefeitura no Palácio Renato Moreira, Centro.

Cronograma de desfiles organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, traz novidades em 2019, iniciando pelos quatro polos da zona rural. "Vamos abrir as apresentações no sábado, 31, no povoado Petrolina a partir das oito horas, e à tarde na Coquelândia. No domingo, 1° de setembro, serão os desfiles dos povoados Olho d'Água, Centro Novo e Lagoa Verde", detalha Francisco Edvan Nobre, coordenador da Semana da Pátria.

Com o tema: Brasil o que cabe no meu mundo?, os pelotões levarão à comunidade pesquisas envolvendo cores, valores, sabores, educação, cultura, esporte, cidadania, diversidade, raças/etnias, personalidades, ludicidade, e sustentabilidade. "Esta é uma das semanas mais relevantes do calendário escolar na rede municipal. É o momento de estudantes protagonizarem o que aprenderam na escola sobre o pleno exercício da cidadania. A determinação do prefeito Assis Ramos é que a Semed some todos os esforços para garantir uma festa organizada e que contemple toda a cidade", ressalta Josenildo Ferreira, secretário municipal de Educação.

Consagrado como maior evento realizado pela gestão municipal e estruturado pela Semed, a Semana da Pátria envolve 70 instituições de ensino da rede municipal, com 30 fanfarras e mais de 8 mil estudantes. Além disso, no desfile principal de 7 de setembro, participam entidades civis e militares, instituições religiosas, órgãos da administração pública e associações.  

 

Confira cronograma completo dos desfiles nos polos:

30 de agosto – Abertura oficial com a Corrida do fogo simbólico, às 16h

31 de agosto – Povoado Petrolina, às 8h

31 de agosto – Povoado Coquelândia/São Felix, às 16h

01 de setembro – Povoado  Olho D’Água dos Martins, às 8h

01 de setembro – Polo Lagoa Verde / Centro Novo, às 16h

02 de setembro – Polo Vila Nova, às 16h

03 de setembro – Polo Santa Rita, às 08h

04 de setembro – Polo Bacuri, às 08h

05 de setembro – Polo Vila Lobão, às 08h

07 de setembro – Polo Centro, às 08h

Educação