Educação

SEMANA DA PÁTRIA

Desfiles movimentaram zona rural no final de semana

Nesta segunda-feira, 02, apresentam-se as escolas do polo Vila Nova

Publicado em: 02/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Desfiles movimentaram zona rural no final de semana

Com tema "Brasil, o que cabe no meu mundo?", o evento traz este ano reflexão sobre a formação cidadã de crianças e jovens. (Foto: Sara Ribeiro)

Apresentações na zona rural deram início aos desfiles da Semana da Pátria 2019. Pelotão da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, do povoado Petrolina, foi o primeiro polo a se apresentar na manhã de sábado, 31 de agosto. À tarde, os estudantes, servidores e comunidades das escolas São Félix, Dom Marcelino e Dom Pedro I, coloriram a Estrada do Arroz com as performances do polo Coquelândia e São Félix.

A Escola Municipal Tomé de Sousa foi anfitriã dos desfiles na manhã de domingo, 01 de setembro. Entre as apresentações no povoado Olho D'Agua dos Martins também estiveram presentes as escolas Santo Amaro, Enock Alves Bezerra e Humberto de Campos, dos povoados Imbiral, São José da Matança e Açaizal.

Integrante da fanfarra da escola anfitriã, a aluna Mikaelly da Silva Santos, 15 anos, fala da alegria de fazer parte do evento. “Há três anos estou na fanfarra. É meu primeiro ano como mor e é um sentimento muito gratificante participar, pois gosto de representar minha escola”, enfatizou.

Com tema "Brasil, o que cabe no meu mundo?", o evento traz este ano reflexão sobre a formação cidadã de crianças e jovens. Cultura, valores, cores e respeito ao meio ambiente, foram destaques nos desfiles. “Desde maio estamos trabalhando na temática com base no projeto orientado pela Secretaria Municipal de Educação, com os subtemas sobre cultura, educação, esporte e lazer”, informou Patrícia Morais Lima, gestora da Escola Tomé de Sousa.

A moradora Maria Luiza Sousa Silva, 44, não perde uma comemoração pela independência. “Quando meus filhos participavam, eu já acompanhava, agora venho assistir, porque acho lindo. Daqui uns dias são meus netos que estarão desfilando”, destacou.

Polo BR 010 - Tarde de domingo colorida e animada nos povoados Centro Novo e Lagoa Verde com desfile da Semana da Pátria. Participam da quarta rodada de apresentações, além das instituições dos povoados sede, as escolas das comunidades da BR010, como 1.700, Água Boa e Vila Conceição I e II.

Creche Cantinho da Alegria, e as escolas Nossa Senhora da Conceição, Moreira Neto, Afonso Pena, Senhor Jesus, Nossa Senhora de Nazaré, São Francisco e Manoel Ribeiro promoveram grande espetáculo que agradou o público. Centenas de pessoas acompanharam das portas de suas casas e em praça pública.

Apresentações foram prestigiadas pelo vice-prefeito, Alex Rocha, na ocasião representando o prefeito Assis Ramos; secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira; os vereadores Chiquim da Diferro, Teresinha Soares e Pimentel; representantes do Conselho Municipal de Educação, Sindicato dos professores; associação dos gestores, servidores da Semed e a comunidade local.

“Foram desfiles bonitos, destacados pelo capricho nas fantasias, na sincronia das fanfarras e na participação da comunidade escolar. Na Lagoa Verde e Centro Novo a população compareceu em grande número e isso nos alegra, pois realizamos esse evento para eles, mantendo a tradição cívica”, frisou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.

Zona Urbana – Nesta segunda-feira, 02, iniciam as comemorações na zona urbana, com o desfile do polo Vila Nova.  Marcado para iniciar às 16h, o desfile percorrerá a principal Rua do Bairro, com palco na Praça Ferro de Engomar. Um grande público é aguardado para essa edição.  

Educação