Educação

AÇÃO

Em período de distanciamento social, família deve propor atividades em casa

Objetivo é trabalhar o desenvolvimento e continuidade da aprendizagem das crianças e adolescentes até que tudo seja normalizado

Publicado em: 24/04/2020 por Islene Lima

Secretaria de Educação

Em período de distanciamento social, família deve propor atividades em casa

Uma dica é estabelecer rotinas de estudos no mesmo horário que seu filho estaria na escola (Foto: Patrícia Araújo)

Instituído oficialmente pelo Ministério da Educação e Cultura, MEC, o "Dia Nacional da Família na Escola" é celebrado nesta sexta-feira, 24 de abril. A Prefeitura enfatiza a importância do papel da família e dá algumas dicas sobre atividades a serem realizadas em casa com crianças e adolescentes. 

Para a psicopedagoga Daniela Sousa, essa data nesse momento de Covid-19 é uma possibilidade de colocar em prática tudo o que falamos aos pais durante todo o ano. "Cada família tem seu perfil, alguns com tempo livre, outros mais atarefados, porém o que sempre enfatizamos é que a responsabilidade na educação e no desenvolvimento intelectual não deve ser apenas da escola e professores, mas também da sociedade em si. E nesse período de confinamento, o que pode ser visto como algo ruim devido o fechamento das escolas, é uma ótima oportunidade das famílias participarem mais da vida escolar dos seus filhos".  

Ela explica que somar esforços, dividir responsabilidades e multiplicar resultados são desafios que a família e escola enfrentam a cada ano, e por isso é tão importante essa junção entre as duas para a formação básica e futuramente acadêmica. 

A coordenadora da Escola Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho, Elisandra Lima, explana que diante do quadro de pandemia, a educação está traçando novos caminhos para que de fato seja garantido o direito de aprender ao aluno, ampliando a importância e parceria da família e escola.

"A família mesmo sem conhecer ou dominar estratégias pedagógicas pode estabelecer rotinas de estudos com seus filhos como leituras, jogos dinâmicos, quiz, entre outros. Um exemplo como venho fazendo aqui em casa é de manter uma rotina de leitura e outra de produção de textos. Lembrando sempre que a proposta para seu filho deve ser prazerosa e lúdica", ressalta. 

Elisandra enfatiza ainda que o tempo da quarentena pode demorar a terminar, por isso é fundamental que a família estabeleça rotinas de estudos. "Atividades como jogos de Matemática e Língua Portuguesa, atividades físicas e de movimentos, brincadeiras com dominó, pega vareta auxiliam bastante. Sem contar que é divertido. Use a tecnologia a seu favor, existem vários jogos e vídeos que são divertidos e contribuem para o ato de aprender". 

A coordenadora chama atenção para alguns pontos. "É importante a rotina de estudo, não igual ao da escola, com 4 horas de aulas, mas que seu filho entenda neste momento que ele não está no espaço físico da escola, mas que pode sim continuar seus estudos em casa. Uma dica é estabelecer rotinas de estudos no mesmo horário que seu filho estaria na escola", afirma. 

Vale ressaltar também que somar esforços, dividir responsabilidades e multiplicar resultados são os desafios que família e escola enfrentam a cada ano.

 

 

Educação