Educação

DESTAQUE

Escola Castro Alves I conquista título de melhor fanfarra do estado

Musicistas viajaram 600 quilômetros para participar da competição

Publicado em: 24/09/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola Castro Alves I conquista título de melhor fanfarra do estado

Escola Castro Alves I vence Campeonato de Fanfarras e Bandas do Estado do Maranhão (Foto: Assessoria)

No último final de semana, a Escola Municipal Castro Alves I foi consagrada, na categoria lisa, campeã do XV Campeonato de Fanfarras e Bandas do Estado do Maranhão, realizado na cidade de Santa Rita. Iniciante nesse tipo de competição, fanfarra participou do evento com objetivo de adquirir experiência e novas culturas musicais.

“Não foi fácil garantirmos esse título. Participamos de um evento grandioso, fora da nossa realidade, que nos exigiu muita dedicação, intensificar o tempo dos ensaios e superação dos estudantes de vencer os medos, erros e fraquezas“ – revelou o coordenador pedagógico da Escola Castro Alves e responsável pela Banda, Erisvaldo Alves.

Regida pelo maestro Júnior Lima, a fanfarra viajou cerca de 600 quilômetros, com mais de 70 alunos, com idades entre 12 a 15 anos, com funções específicas de musicistas, mor, baliza, standart, porta-bandeira e corpo coreográfico.

Fanfarra - Começou como banda de percussão, a fanfarra da Castro Alves I foi fundada em 2006. Em 2016, com 33 musicistas, participaram pela primeira vez do Festival de Bandas e Fanfarras, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, saindo vitoriosa em três modalidades, como melhor banda, mor e maestro. Em 2017, com 41 musicistas, mudaram de categoria para fanfarra lisa, pela inserção de instrumentos de sopro. Dessa vez, no festival do município, garantiu título em cinco modalidades, como de melhor fanfarra lisa, mor, baliza, maestro e melhor comissão de frente.

Incentivo - A formação das fanfarras nas escolas municipais, ocorre a partir do incentivo da Semed, responsável também pela aquisição dos instrumentos musicais e contratação dos instrutores. Vinculados ao departamento de bandas e eventos, atualmente o município conta com 33 fanfarras distribuídas pelas escolas da zona urbana e rural. Ensaios acontecem no contra turno escolar e participam de apresentações culturais, festivais e Semana da Pátria.

Educação