Educação

Semana de Educação para a Vida

Escola da Amizade promove palestra sobre “Saúde da Comunidade Escolar”

Ação integra Semana da Educação para a Vida

Publicado em: 17/06/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola da Amizade promove palestra sobre “Saúde da Comunidade Escolar”

Na quarta-feira haverá caminhada da Amizade, com apoio dos professores, pais e responsáve (Foto: Patrícia Araújo)

Como parte das programações da Semana de Educação para a Vida, iniciada nesta segunda-feira, 17, a Escola Municipal da Amizade, no Bom Jesus, promoveu palestra com tema “Saúde da Comunidade Escolar”. Iniciativa contou com participação de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, Semed. 

Com dinâmicas que envolveram os alunos de 2º a 5º ano, a palestra abordou sobre a importância do consumo de uma alimentação mais natural, com dicas sobre evitar alimentos industrializados, sugestão de cinco refeições por dia, preferir alimentos regionais e as indicações dos 10 passos para a alimentação saudável. 

“A convite da escola realizamos essa conversa com os alunos a fim de trabalhar a educação nutricional como preparação dessas crianças para uma vida adulta saudável. Que o conhecimento adquirido seja utilizado para o resto da vida, garantindo a longevidade”, observou Cristiane Lima da Silva, acompanhada de Hannanda Pereira Tibúrcio nutricionistas responsáveis pela atividade.

Com “A importância da educação física para a saúde”, a profissional Lidiane Silva conduziu as orientações sobre o combate ao sedentarismo. “Fizemos a escolha desses temas pensando no bem estar e saúde da nossa comunidade escolar. São informações de grande relevância para evitar a desnutrição e os problemas de saúde”, revelou a gestora Luciene Aires da Silva. 

Para a aluna Bruna Monique Neves Alves, 10 anos, coisas simples farão a diferença na alimentação adequada. “Aprendi que não devemos beber refrigerante, suco de saquinho, suco de caixa. Que é melhor comer a fruta. Pretendo praticar tudo que aprendi na palestra”, disse. 

Em continuidade a programação da Semana de Educação para a Vida, a instituição preparou uma aula de zumba para os pais, na terça-feira, às 17h30, na escola. Na quarta-feira haverá caminhada da Amizade, com apoio dos professores, pais e responsáveis. A concentração será na Avenida Pedro Neiva de Santana, em frente a escola Paulo Freire. 

As escolas Marcionília Gomes Soares e Moranguinho também realizam palestras como ações da Semana. Violência Sexual contra criança e adolescente foi ministrada em parceria com Setor de Acompanhamento Escolar da Semed, na instituicao Marcionília Gomes. Na Escola Moranguinho as orientações foram sobre os cuidados no trânsito, com apoio dos profissionais da Secretaria Municipal de Trânsito. 

Semana de Educação para a Vida - Instituída pela Lei 11.988/2009, visa trabalhar matérias que não constam obrigatoriamente no currículo escolar por meio de temas transversais, voltado para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA em todas as escolas da rede municipal, fazendo parte do Calendário Escolar anual.

 

Educação