Educação

COMPETIÇÃO

Projeto Soletrando incentiva leitura e escrita

Alunos contextualizaram vivências com base em livros clássicos e de literatura infantojuvenil

Publicado em: 03/07/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Projeto Soletrando incentiva leitura e escrita

Projeto contextualizou vivências, com base nos livros clássicos e de literatura infantojuvenil (Foto: Patrícia Araújo)

A Escola Municipal Madalena de Canossa, realizou na sexta-feira, 29, culminância da 1ª edição do Projeto Soletrando. Com 24 finalistas, após participação dos alunos do 1º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, vencedores receberam premiação com brindes e uma bicicleta para o 1º lugar.

De acordo com o gestor da escola, Magno Ribeiro Silva, objetivo foi “incentivar a leitura e escrita, motivar os alunos, através de uma competição saudável, ampliação do vocabulário, prática da leitura, compreensão do significado das palavras, sanar dificuldades ortográficas, possibilitando fluência na comunicação, nos mais diversos setores da sociedade”.  

Iniciado em fevereiro de 2018, o Soletrando, foi pensado na sua interdisciplinaridade, contextualizado com outras vivências e tendo como base a leitura de livros clássicos e de literatura infantojuvenil. As palavras da competição foram retiradas das obras de leitura obrigatória, como “Moby Dick” de Herman Melville; “Luana: As Sementes de Zumbi” de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino; “A borboleta azul”, Lenira Almeida Heck e “Jovem = atitude + ação” de Fernando Carraro.

A coordenadora pedagógica, Cláudia da Silva, enfatizou que o Soletrando despertou e motivou os alunos a participarem, pois eles "se empenharam muito, até mesmo na hora do intervalo, os corredores ficavam cheios de alunos estudando, no preparo para a competição”.

Maria Elena Alves Rodrigues, mãe de aluno, vê no projeto mais uma forma de envolver os estudantes com o estudo. “Me surpreendi com minha filha, pois ela ficou bem interessada, enquanto eu pensava que não sabia das palavras, ela mostrava que sabia de todas. Então, percebo que é uma atividade muito boa para a escola”. Finalizou.

Os campeões do Soletrando foram Reginaldo Félix da Silva Júnior, 1º lugar; Layza Nayanne da Silva Araújo, 2º lugar e Kamilly da Silva Lima, 3º lugar.

Educação