Educação

INCLUSÃO

Escola Municipal Bilíngue para surdos recebe Caravana Musilibras

Projeto de oficina de música para surdos percorre capitais do nordeste

Publicado em: 10/10/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola Municipal Bilíngue para surdos recebe Caravana Musilibras

Iniciativa social e educacional desenvolve a música e inclusão (Foto: Edmara Silva)

Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho recebeu nesta quinta-feira, 10, Caravana Musilibras, de Recife –PE.  Com projeto social Som da Pele, o grupo Batuqueiros do Silêncio, de renome nacional, visita a instituição com oferta de oficina de música às crianças surdas atendidas pela instituição.

A princípio, a caravana iria visitar apenas as capitais do Nordeste, com turnê iniciada por Teresinha – PI, e encerramento em Salvador – BA, em 08 de Dezembro. Porém, após pesquisa, o grupo descobriu em Imperatriz a segunda escola bilíngue do país, além do trabalho desenvolvido com a música. “Achamos que seria muito importante mostrar nossa iniciativa numa escola que já tem uma história de pioneirismo, como o nosso projeto com a comunidade surda, que usa tecnologias assistivas que criamos e é o único no mundo com esses recursos”, destacou Irton Silva, integrante do grupo.

Para ele, as metodologias utilizadas facilitam a aprendizagem, pois buscam com as brincadeiras e equipamentos mostrar que a música sempre esteve dentre de nós. “A musicalidade todo mundo tem, ouvinte ou surdo. Com os nossos jogos de percussão corporal eles descobrem que é muito fácil aprender a música brincando”, reforçou.

Patrocinado por uma instituição financeira, a caravana fica somente um dia na cidade. “É uma alegria receber os Batuqueiros do Silêncio. Já participaram da abertura das Paraolimpíadas, são reconhecidos nacionalmente e seus conhecimentos só irão melhorar o trabalho que a escola realiza. Estamos felizes em ter a escola reconhecida, graças à esquipe de trabalho, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação”, observou Maria Ivanilde Oliveira, gestora escolar.

Prestigiando o evento, a secretária adjunta de Educação, Nilcea Martinho, elogia o projeto social. “Quando se tem força de vontade e apoio tudo é possível. Essa iniciativa social através da música é um trabalho de inclusão muito bonito, que merece toda admiração e que a escola já trabalha, após a implantação do sistema de tempo integral”, frisou.

Educação