Educação

PREVENÇÃO

Escola Municipal Pedro Abreu realiza palestra sobre o Setembro Amarelo

A necessidade de conscientização dos jovens surgiu com as mobilizações nacionais de prevenção ao suicídio

Publicado em: 17/09/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Educação

Escola Municipal Pedro Abreu realiza palestra sobre o Setembro Amarelo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil teve um aumento de 7% na taxa de suicídio. (Foto: Assessoria)

Mais de 280 alunos da Escola Municipal Pedro Abreu participaram na tarde desta segunda-feira, 16, de palestra sobre depressão e suicídio. Essa foi uma iniciativa dos gestores e professores do colégio, como parte da mobilização pelo Setembro Amarelo e da programação do projeto “Dia de ler Todo Dia”.  Na ocasião, jovens do 7º ao 9º ano do ensino fundamental apreenderam a história da campanha, as causas da depressão e fortaleceram o movimento de valorização da vida.   

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, o Brasil teve um aumento de 7% na taxa de suicídio a cada 100 mil habitantes nos últimos anos. O tema ainda é tratado como tabu na sociedade, mas a campanha nacional do Setembro Amarelo atua no sentindo de mudar essa concepção errada de que não se deve falar sobre o assunto. É uma temática delicada e complexa por envolver vários fatores, o que torna importante fomentar os movimentos de conscientização a respeito.

Segundo a gestora da escola, Maria José Morais, a palestra foi uma ótima oportunidade de promover o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes. A necessidade de conscientização dos jovens surgiu com as mobilizações nacionais de prevenção ao suicídio. “O cuidado é fundamental para reverter as situações de risco, mas também devemos garantir a ajuda adequada para aqueles que precisam”, informou.  

Para Sara Oliveira, estudante do 9º ano da escola, ter participado da palestra trouxe imenso conhecimento sobre os perigos da depressão e alertou ela e seus colegas sobre o suicídio. “Foi uma palestra muito importante, porque também nos fez saber sobre os sinais de alerta de que alguém está precisando de ajuda”, comentou.

A psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental do Município, Junia Alves Santos, explica que dar atenção e ser sensível a dor do outro é uma das ações estratégicas que podem evitar atitudes drásticas, como o suicídio. “Acontece muito dos jovens sofrerem por coisas que os adultos já passaram e esses adultos acham que é bobagem o sofrimento. Mas deve-se ajudar no acolhimento, no ouvir e no motivar a busca por tratamento”, completou.

Ainda de acordo com a psicóloga, a falta de controle no impulso é um dos gatilhos do suicídio. Ela explica que é um imenso engano achar que crianças e adolescentes não se deprimem ou ficam ansiosas. “Essa falta de controle acontece muito entre jovens, pois eles não amadureceram ainda a região cerebral responsável pelo impulso. Quanto mais jovens, menos capacidade a pessoa tem desse controle”, ressaltou.

Junia acredita que falar sobre depressão e suicídio tem uma função educativa. Para ela, “quanto mais se fala, mais se informa a população de como lidar com isso”. O tema deste ano da campanha nacional do Setembro Amarelo é “Falar é a melhor solução”. Caso precise de ajuda ou conheça alguém que precise, é importante procurar profissionais especializados. A Rede de Saúde Mental do Município dispõe de uma equipe multiprofissional, você pode buscar tratamento gratuito nos locais:

- Unidade Básica de Saúde de seu bairro

- Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz, localizado na Rua Amazonas, n. 520, no Centro

- Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS III Renascer, na Rua Projetada B, no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera

Educação