Educação

PROJETO

“Educando com a horta na escola” incentiva alimentação saudável

Plantio e colheita garantem complemento nutricional na merenda

Publicado em: 21/06/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

“Educando com a horta na escola” incentiva alimentação saudável

Canteiro foi construído em um espaço pequeno, que estava sem uso na escola (Foto: Edmara Silva)

A Escola Municipal Santa Maria, Bairro Nova Imperatriz, realizou nesta quinta-feira, 21, culminância do projeto “Educando com a horta na escola: aroma, cores e sabores”. Elaborado com objetivo de promover a alimentação saudável, a interdisciplinaridade em sala de aula e o fomento a valorização da terra e do meio ambiente, atividade é desenvolvida com a turma de 3º ano, anos iniciais do Ensino Fundamental, desde março deste ano.

Supervisionada pela professora Alexsandra Rocha, horta começou com o cultivo de plantas ornamentais. “O primeiro plantio foi doado aos pais em homenagem ao Dia das Mães, em que cada criança levou o jarro de flores para casa, como presente. Elas plantaram a sementinha e cuidaram” – informou.

Com o sucesso da primeira experiência dos alunos, passou-se a plantar sementes de outras plantas, como o alface, rabanete, couve, cenoura, tomate, cheio verde, salsa, coentro e hortelã. Canteiro foi construído em um espaço pequeno na lateral das salas, que estava sem uso, e são aproveitados itens como pneus e garrafas peti.

A colheita, realizada pelos próprios alunos, garante complemento na merenda escolar, inseridos no cardápio em dias de guarnições como sopa e galinhada, proporcionando incremento de nutrientes. Além disso, as crianças entregam as hortaliças diretamente à merendeira.

“É um projeto que envolve toda a escola, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Semed e dos pais, que também visitam a horta e fazem até doações de sementes” – informou a gestora, Maria Vieira Farias.

Com a proximidade do período de férias, as atividades com a horta retomam no início do segundo semestre, com preparo da terra, aquisição de adubo, replantio das hortaliças e pesquisa para a feira de ciências da escola.

Educação