Educação

CONSCIENTIZAÇÃO

Escola Santa Tereza realiza projeto de prevenção contra a dengue

Durante 30 dias foram trabalhados conteúdos sobre a doença com alunos da educação infantil

Publicado em: 04/04/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola Santa Tereza realiza projeto de prevenção contra a dengue

Projeto “Todos contra dengue” envolveu mais de 290 crianças da instituição (Foto: Assessoria)

Com atividades pedagógicas voltadas para a música e teatro, a Escola Municipal Santa Tereza, no Parque São José, realizou nesta quinta-feira, 04, culminância do projeto “Todos contra dengue”. O objetivo foi despertar a consciência para a prevenção da dengue, acabar com os focos de proliferação do mosquito causador da doença, o Aedes Aegypti, no bairro, a partir dos alunos como multiplicadores.

Envolvendo 12 turmas de 1º e 2º período da educação infantil e 1º ano do ensino fundamental, a instituição trabalhou o conteúdo durante 30 dias. Pensado pela coordenação e equipe docente da escola, o projeto já faz parte do planejamento pedagógico anual e foi iniciado ainda no mês de março.

 “Nesse período em que as chuvas são bem intensas e devido a nossa comunidade ser formada de muitas casas com quintais abertos, há mais risco de elevar os índices de foco da doença. Por isso, achamos relevante tratar esse assunto e orientar as crianças, que além de absorver o aprendizado irão repassar as suas famílias como evitar a dengue”, observou a coordenadora pedagógica Ana Paula Santos Paiva.

A ação além de conscientização social, possibilita usar da interdisciplinaridade para o processo de ensino aprendizagem, com o desenvolvimento da cidadania, dos hábitos de higiene, dos cuidados com a saúde pública, fazer o reconhecimento das letras, principalmente, da letra D e trabalhar quantidades.

“Para chegar a culminância do projeto, tivemos todo um passo a passo, com trabalhos desenvolvidos em sala de aula e até produção textual. Cada criança produziu uma cartinha aos pais, sob a supervisão da professora, para auxiliar ainda mais nas orientações, mas de acordo com a linguagem de cada criança”, finalizou.

Educação