Educação

RECONHECIMENTO

Escola Santos Dumont comemora títulos no basquete feminino

Instituição ofertou café da manhã em homenagem às atletas

Publicado em: 24/08/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola Santos Dumont comemora títulos no basquete feminino

Escola carrega títulos de campeã na modalidade desde 2014 (Foto: Sara Ribeiro)

Times de basquete feminino, categoria infantil e infanto, da Escola Municipal Santos Dumont foram surpreendidos pela instituição, com café da manhã comemorativo, neste sábado, 24. Ato é reconhecimento pelas vitórias nos Jogos Escolares Maranhenses, JEM’s, com títulos de 3º lugar, das duas equipes, na competição. 

Recebidas ao som do bumbo e toques percusionistas da fanfarra da escola, atletas se emocionaram com a recepção surpresa. “Só temos a agradecer a todos que nos ajudaram, a escola, os professores e nossa família. Foi a primeira vez que fomos a São Luís e já conseguimos estar entre as três melhores equipes”, agradeceu Ana Helena de Sousa Silva, aluna atleta do infantil.

Em reconhecimento ao esforço e trabalho  da equipe técnica do time, a gestão escolar homenageou os profissionais Sandro Medeiros, coordenador do departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação, Semed, e Lélia Carneiro da Silveira, professora da escola. As mães das atletas também presentearam os treinadores pela  responsabilidade assumida com as jovens. “Faço questão de acompanhar essas equipes, que mesmo com espaço físico pequeno conseguem superar as dificuldades. Agradecemos o reconhecimento, mas o mérito é todo delas”, destacou Sandro. 

O coordenador aproveitou a oportunidade para registrar os esforços e apoio que a gestão municipal, através do prefeito Assis Ramos, tem dado ao esporte na cidade e, em especial, às equipes das escolas municipais, que tem se destacado nas competições locais e estaduais. 

Por manter laços estreitos com as famílias, a Escola Santos Dumont conseguiu levar uma mãe de atleta para o JEMs, que auxiliou nos cuidados com as meninas. “Ter uma mãe presente é muito importante em relação ao cuidado, em apaziguar conflitos que sempre existem, manter as regras e ajudar no convívio em equipe”, afirmou Géria Márcia de Moura. 

Gestora da escola, Lenilda Silva destaca o esforço das alunas. “Elas merecem todo o reconhecimento, porque se esforçam e percebem a importância do esporte para a construção social e vida delas, por isso damos o maior apoio, frisou. 

Conquistas - Consagrada na modalidade, a unidade de ensino é hexa campeã no basquete feminino infantil com títulos de 2014 a 2019, nos Jogos Escolares de Imperatriz, JEIs, e campeã com a categoria infanto este ano.  Além disso, em 2017,foi campeã maranhense e representou o estado na cidade de Curitiba. Desde 2011, a categoria infantil feminino no basquete tem excelentes resultados, sempre entre as 4 melhores do estado.

“Sou campeã Maranhense pelo infantil. Esse foi o primeiro ano de infanto e foi muito bom. Nosso time era composto por oito meninas e só três sabiam jogar. Treinamos bastante para conseguir os resultados aqui e em São Luís. Sou muito feliz pelas conquistas”, finalizou a atleta Rayara Ramos milhomem.

Educação